sexta-feira, 27 de novembro de 2009

PEC DA JUVENTUDE - A JUVENTUDE QUER!

JSB cobra Sarney sobre a PEC da Juventude


Representantes de Entidades Estudantis, da Juventude Negra, da Secretaria e Conselho Nacional da Juventude (ligada à Presidência da República) e de Representantes da Juventude Socialista Brasileira (JSB) no Congresso Nacional foram recebidos na tarde da última quarta-feira pelo presidente do Senado Federal, José Sarney (PMDB-AP).

O objetivo da visita, que contou tambem com o Senador Paulo Paim(PT-RS) , foi pedir agilidade na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 138/03, conhecida como PEC da Juventude. Ela assegura aos jovens brasileiros com idade entre 15 e 29 anos prioridade em direitos como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura, entre outros.

Segundo Gabriel Vilarim, que representa a JSB no Congresso, a aprovação da PEC vai gerar reflexos significativos no andamento de outras porpostas. "Quem faz o debate hoje, tanto do Estatuto quanto do Plano Nacional, precisa, de certa forma, desta sinalização de que o parlamento brasileiro de fato está preocupado em garantir a seguridade das políticas públicas de juventude. Já passou a hora do jovem ser reconhecido como sujeito de direitos de forma correta. Vamos até o fim nesta luta", afirmou.
O deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ) marcou presença durante o encontro e reforçou seu apoio as demandas provenientes da JSB, enfatizando que somente através de intervenções incisivas como esta que será possivél obter vitórias significaticas ao movimento juvenil. Já a Conselheira Nacional de Juventude, tambem ligada ao PSB, Solisângela Montes é coordenadora da Comissão do Parlamento do referido conselho e destaca que a PEC será o divisor de águas da politica de juventude no Brasil. "Considero esta aprovação como o fechamento de uma primeira etapa, que pode ser identificada como: Identificação e reconhecimento do Governo Brasileiro, Assumir pautas [Conferência Nacional de Juventudes] e Instutuição do primeiro Marco Legal", destaca Sol.
A proposta já foi aprovada por unanimidade na Câmara dos Deputados e na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado. No Plenário, a discussão foi encerrada em primeiro turno, e aguarda sua inclusão na ordem do dia. De acordo com Paim, o presidente José Sarney não viu empecilho na votação da matéria, que deve ocorrer na primeira quinzena de dezembro.
FONTE: http://jsbpaulista.blogspot.com

Nenhum comentário: