quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Nota sobre o Congresso Nacional do PSB

Qual é o nosso ideal de partido? O que simboliza a busca pelo socialismo? A Juventude Socialista Brasileira do Distrito Federal acredita que uma das formas para atingirmos esse ideal é por meio de uma revolução democrática, que levará a uma nova maneira de organização social, o socialismo, sistema que preza pela igualdade dentro de uma sociedade repleta de diferenças.


Isso só pode se dar com a busca incessante por garantias universais de direitos que tenham como objetivo a construção de uma sociedade que respeite a dignidade humana e na qual os indivíduos não se vejam enquanto indivíduos, mas sim enquanto partes de um coletivo. Tendo esses valores como base, acreditamos ser o PSB o partido mais preparado para enfrentar os desafios colocados por uma sociedade regida por princípios individualistas, uma sociedade desigual e antidemocrática na sua essência e representar uma alternativa real a todos e todas que se indignam diante do caos social em que nos encontramos. O Partido Socialista Brasileiro tem em suas fileiras os melhores quadros da esquerda brasileira e uma militância qualificada que a cada dia se massifica mais.


No entanto, um importante passo deve ser dado dentro do PSB para alcançarmos nosso ideal de sociedade. Como falarmos em revolução democrática se, dentro da própria dinâmica do Partido, existem poucos espaços de democracia? Como falarmos em democracia enquanto tivermos a famigerada "cláusula de barreira", que em alguns Estados e no DF não permite nem ao menos que os segmentos, através do debate democrático, estabeleçam suas Executivas? Como podemos levantar a bandeira da democracia se, dentro do próprio Partido, em seu Congresso Nacional, a Direção pouco quis ouvir quais eram as demandas da base? E, por fim, como podemos falar em radicalização da democracia se manifestações pacíficas e democráticas dentro de um Congresso partidário são coibidas?


A Juventude acredita que esta dinâmica tenha que ser mudada. A base do partido deve ser ouvida e se fazer ouvir. Devemos travar mais debates junto à sociedade, construir um partido menos verticalizado e que, antes de tomar suas decisões, ouça o que a sociedade e sua base têm a falar. Não é o que tem acontecido, por exemplo, quando a Direção do Partido realiza uma aproximação com partidos que representam o que não queremos para a política brasileira. Como podemos pensar no Socialismo nos aproximando de figuras políticas que não têm como ideal a igualdade, mas sim a manutenção do status quo que privilegia as elites políticas e marginaliza as minorias?

A Juventude quer que sua voz seja ouvida, quer que novos cantos ecoem dentro do nosso Partido. Acreditamos na competência e na responsabilidade para com o Partido de nossos dirigentes políticos, e é por esse motivo que clamamos por uma nova visão de partido, capaz de torná-lo, a partir de sua própria organização interna, referência em democracia. Somente assim o povo brasileiro poderá acreditar que o PSB é a verdadeira alternativa política capaz de oferecer ao Brasil uma sociedade mais justa e igualitária.

Nenhum comentário: