quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Por uma reforma democrática



Representantes de diversos partidos de esquerda promovem ato político e discutem reformas democráticas na Câmara dos Deputados. No dia 26/3, começa ciclo de debates sobre reforma política e tributária

O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) participou nesta quarta-feira (20/2) de um amplo ato político pelas reformas democráticas, na Câmara dos Deputados. O evento contou com a participação de líderes do PSB, PDT, PCdoB, PRB, PT, e de representantes de algumas fundações, como João Mangabeira (PSB), Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT), Maurício Grabois (PCdoB) e Republicana Brasileira (PRB), e de movimentos sociais.

Em sua exposição, o deputado federal Rodrigo Rollemberg ressaltou a necessidade de se realizar profundas reformas nas áreas política, tributária, educacional, agrária e urbana, e declarou que o ato refletia um momento importante para que os partidos pudessem debater, reformular e construir uma agenda que, efetivamente, transforme o Brasil.

O socialista destacou conquistas do governo Lula e pediu a construção de uma agenda diferente, nova. “Não podemos estar submetidos a agenda do governo federal. As reformas democráticas devem ser pautadas pelo povo brasileiro”. Rollemberg também falou sobe a necessidade de realizar uma real e verdadeira reforma tributária.

“O que é mais importante na reforma tributária que se avizinha? Será que é só realizar a simplificação dos impostos? Não. O mais importante é promover uma reforma tributária com justiça social e distribuição de renda. Por que não debatemos o imposto para grandes fortunas e a taxa de remessa de riquezas para o exterior?

Controle de gastos
Já o líder do PSB no Senado, senador Renato Casagrande (ES), disse que o bloco PSB/PCdoB/PDT/PMN/PRB e o PT deram um passo importante em relação às propostas que são necessárias para garantir o desenvolvimento nacional.

"O bloco e o PT avançam nessa questão, pois o Brasil tem conseguido crescer, mas para crescer mais e gerar mais empregos e renda é necessário fazer as reformas e, ao mesmo tempo, fazer com que haja um controle maior dos gastos da administração pública", avaliou o parlamentar.

Para Casagrande, apesar de este ser um ano eleitoral, Câmara e Senado têm condições de votar as reformas em tempo hábil. "Não podemos aceitar que este ano está prejudicado. A eleição não vai ocupar todo o tempo dos parlamentares. Em alguns momentos vamos reduzir as atividades em Brasília, mas não vamos perder 2008. O ano será bem aproveitado por todos nós", ressaltou.
Participaram do evento o presidente do PCdoB, Renato Rabelo; o presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP); o senador Cristovam Buarque (PDT); e os deputados Vieira da Cunha (PDT-RS), Maurício Rands (PT-PE), Jô Moraes (PcdoB-MG) e Cleber Verde (PRB-MA). Também prestigiaram o ato representantes de movimentos sociais e das fundações João Mangabeira (PSB), Leonel Brizola-Alberto Pasqualini (PDT), Maurício Grabois (PCdoB), Republicana Brasileira (PRB) e Perseu Abramo (PT).


Ascom do deputado Rodrigo Rollemberg - 20/2/2008

Nenhum comentário: