segunda-feira, 20 de abril de 2009

PSB dá início a Curso de Formação Política em São Sebastião




No último domingo, dia 19 de abril, foi iniciado mais um módulo do Curso de Formação Política da Fundação João Mangabeira.
O curso, que será realizado no Instituto Arthur Andrade, em São Sebastião, será uma oportunidade de encontros, debates e estudo para militantes, lideranças e simpatizantes do PSB-DF.

Dr. Abreu, presidente do Diretório Regional de São Sebastião, e Dr. Ricardo Attuch, assessor do Secretário de C&T para Inclusão Social Joe Valle, iniciaram as falas apresentando a proposta do curso.

O deputado Rodrigo Rollemberg, que compareceu na abertura do curso, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Mulheres do PSB-DF e do Diretório de São Sebastião. "O PSB tem que fazer a dferença. E nós devemos nos diferenciar principalmente na formação política dos nossos militantes. Para criarmos o novo modelo de desenvimento que queremos, com foco na distribuição de renda, devemos estruturar e roforçar nossas bases, por meio de cursos de formação política".

Os cursos acontecerão nos próximos domingos, a partir das 9:30 da manhã, no Instituto Arthur Andrade, em São Sebastião.

Informações: 9161-7965 ou 9652-3001



Amanda Lavor


sexta-feira, 17 de abril de 2009

JSB é representada no programa do Partido


O Partido Socialista Brasileiro (PSB) exibiu nesta quinta-feira (16), em cadeia nacional de rádio e tevê, a sua primeira propaganda partidária de 2009. O programa, que teve duração de dez minutos, apresentou o posicionamento da legenda em relação à crise financeira internacional e as possíveis soluções para sua superação e a consolidação de uma nova ordem mundial, pautada segundo as diretrizes de desenvolvimento econômico e socialmente sustentável.


Novas inserções nacionais serão veiculadas nos dias 30 de abril e 2 de maio. No próximo semestre, o programa será exibido no dia 3 de setembro.O presidente do PSB, governador de Pernambuco Eduardo Campos, o deputado federal, Ciro Gomes (CE) e os líderes na Câmara e no Senado, deputado Rodrigo Rollemberg e senador Antônio Carlos Valadares apresentaram pontos prioritários como a implantação de medidas tributárias capazes de estimular a geração de empregos e a criação de políticas mais ativas no combate aos desequilíbrios regionais.


A Juventude Socialista Brasileira foi também foi representada. Os companheiros Fabricio Lopes, Dalmo Viana, Tatiane Rodrigues e Miuki Meng, do estado de São Paulo, falaram da importância da participação política da juventude, que não é o futuro do país, e sim o presente.


Segundo o companheiro Marcos Aurélio, do Rio Grande do Norte, esse foi um dia que vai entrar para a história da JSB. "Parabenizo a JSB por ter alcançado essa oportunidade e ao partido por ter evoluido em sua concepção de imagem partidária, de discurso político, de identidade."


O PSB e a JSB se orgulham de sua militância. Parabéns a todos nós por termos alcançado esse espaço de confiança do Partido.


Portal PSB, com alterações
Amanda Lavor

quarta-feira, 8 de abril de 2009

PSB do Recanto das Emas faz jantar de confraternização


Na noite dessa segunda-feira(6), o Partido Socialista Brasileiro - PSB da cidade do Recanto das Emas fez um jantar de confraternização na pizzaria Franklin. O jantar contou com a presença de militantes e simpatizantes da legenda, além de membros do Diretório Regional, como o presidente Marcos Dantas, o primeiro-secretário Carlos Nascimento e a tesoureira Valéria Vasconcelos.

O representante da JSB no Congresso Nacional Gabriel Villarim e o presidente do PSB da região administrativa de Sobradinho, Moisés Marques e do presidente da Zonal do Plano Piloto, Rodrigo Dourado, também compareceram.

Na oportunidade, o representante da JSB no Congresso Nacional Gabriel Villarim destacou a presença do grande número de jovens no evento e afirmou que a juventude é responsável pelas mudanças de que esse país precisa, “devemos lutar por melhorias na educação e garantir que o jovem tenha acesso mais fácil ao primeiro emprego” disse Villarim.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Governo federal concede anistia a Miguel Arraes


03/04/2009 - 07:19

O ex-presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes foi declarado anistiado político. A portaria que reconhece a condição foi assinada nesta quarta-feira (1º), no Recife, pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.

A assinatura do documento fez parte da 20ª Caravana da Anistia, promovida pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. O evento – que contou com a presença da viúva do político, Magdalena Arraes – ocorreu no Palácio do Campo das Princesas exatamente 45 anos depois de o ex-governador de Pernambuco ter sido deposto e retirado do palácio pelo golpe militar, em 1º de abril de 1964.

Miguel Arraes foi preso na Ilha de Fernando de Noronha, depois de deposto, e passou 12 anos exilado na Argélia. Retornou ao Brasil com a Lei da Anistia e foi eleito outras duas vezes governador de Pernambuco.

O ato arrancou lágrimas do e presidente Nacional do PSB e governador do Estado, Eduardo Campos, que é neto de Arraes. Eduardo Campos, em sua gestão, indenizou 32 ex-presos políticos pernambucanos com valores que variam de R$ 7 mil a R$ 30 mil. Somente na sua administração, o total de indenizados correspondeu a 169.

O governador falou, durante a cerimônia, em nome de muitos pernambucanos que sofreram os revezes do período da ditadura militar pela reconstrução da democracia do país: “Pernambuco sempre teve vocação pelas lutas libertárias e por isso pagou muito caro. Aqui estamos, 45 anos depois, para prestar homenagens a companheiros que tiveram papéis decisivos. Pessoas que doaram suas vidas e existência para fazer da política a derrota da intolerância, do autoritarismo e da exclusão”, disse ao fazer uma importante ligação da data com o ano que se presta homenagem aos 100 anos de Dom Hélder Câmara, ícone representativo dessas lutas democráticas.

"O Brasil pede hoje desculpas oficiais pelos erros cometidos contra Miguel Arraes, seus familiares e seus amigos", afirmou o presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão Pires Júnior, na solenidade que homenageou o político, falecido em 2005.

Perdão

A concepção tradicional da anistia, de que é um perdão que o Estado concede, explicou o ministro da Justiça, Tarso Genro, foi forjada pelos juristas tradicionais. "A concepção de anistia que trabalhamos é a concepção de que quem pede perdão é o Estado", destacou.

"Se o Estado pensa que está perdoando, na verdade está dizendo que aquelas pessoas foram criminosas ou que merecem uma comiseração do Estado". O governo de Pernambuco doou acervo do Instituto de Criminalística ao Projeto Memorial da Caravana da Anistia e foi descerrada uma placa, no hall de entrada do palácio do governo, lembrando a deposição de Arraes pelo governo militar, com a seguinte inscrição: “Neste Palácio, o governador Miguel Arraes de Alencar resistiu ao golpe militar de 1º de abril de 1964, sendo deposto, preso e exilado, por se recusar a renunciar ao mandato popular que lhe fora outorgado pelos pernambucanos”.

A Caravana da Anistia foi lançada em abril do ano passado e já percorreu 11 estados. A Comissão de Anistia, criada em 2002, apreciou cerca de 45 mil do total de 64 mil requerimentos apresentados solicitando indenização por perseguição política. Um total de 29 mil brasileiros foram anistiados, dos quais cerca de 12 mil tiveram reparação econômica por danos comprovados.

Com informações da Agência Estado

Portal PSB