quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Ato de filiação ao PSB-DF


Lideranças estudantis, professores e sindicalistas assinaram a filiação e passaram a integrar a legenda. Na solenidade também foram entregues fichas de filiação de 40 moradores de São Sebastião

Dentro da campanha de fortalecimento do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o diretório regional da legenda no Distrito Federal comemorou novas adesões na noite de quarta-feira (19/12). Na solenidade, foram assinadas novas filiações, de lideranças estudantis, professores e sindicalistas.

O ato de filiação contou com a presença do presidente regional do partido, Marcos Dantas, do deputado federal Rodrigo Rollemberg, do distrital Rogério Ullysses e do secretário nacional de Inclusão Social, Joe Valle.

Entre os novos socialistas do Distrito Federal estão o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) do UniCEUB, Kaká Guimarães, o presidente do DCE da Universidade Católica de Brasília (UCB), Cristiano Flores, e o presidente da União Estadual dos Estudantes do Distrito Federal (UEE-DF), Alex Abdala, além de outros universitários. Também foram entregues no partido 40 fichas de filiação de novos militantes de São Sebastião.

Ascom do deputado Rodrigo Rollemberg

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) elege nova diretoria e debate diretrizes políticas para os próximos dois anos


Parceria, aprendizado e debate. Assim ficou marcado o 37º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Conubes) realizado em Goiânia, de 6 a 9 deste mês. A solenidade reuniu diversas autoridades e representantes dos movimentos sociais.

O encontro teve como objetivo a discussão de representatividade e a criação de um plano para os estudantes no Brasil. A Juventude Socialista Brasileira (JSB) – braço de apoio do PSB no movimento estudantil – foi representado por 150 delegados.

Um dos dirigentes da JSB, Pedro Moura foi eleito nesse congresso, para o cargo de secretário-geral da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

"Esse congresso aconteceu para eleger a nova diretoria da Ubes e as diretrizes políticas que a entidade terá nos próximos dois anos. Hoje conseguimos mais um espaço estratégico, na secretaria geral e mais um cargo no executivo, que está para ser definido", explicou o mais novo dirigente da Ubes.

Para o vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Rilden Albuquerque (PSB-RJ), o grande desafio de Pedro Moura é a reprodução da lógica que está impressa no PSB para os movimentos sociais. "Precisamos aglomerar o maior número possível de jovens em torno da causa socialista. A nossa juventude compreende o processo político em algo muito individual. Assim não interessa, temos que pensar no coletivo".

Apoio
Os dirigentes da JSB disseram ainda que o Partido tem se mostrado disposto na construção da juventude.

"Não podemos negar o apoio que o PSB nos deu no congresso da UNE e da UBES. Nós corremos os estados, as escolas para mostrar a nossa política. Sem ajuda estrutural do Partido não teríamos atingido o nosso objetivo. Queremos ampliar e consolidar o trabalho no movimento secundarista", completou Rilden.

O secretário-geral da Ubes, Pedro Moura, afirmou que a juventude socialista estava unificada no congresso: "A JSB é uma força nacional e a tendência é só melhorar e crescer cada vez mais".

Priscila Rocha – Imprensa Portal PSB

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

JSB participa em Goiânia de Jornada de Formação Política


Mais de 200 pessoas, entre dirigentes, militantes e simpatizantes do Partido Socialista Brasileiro (PSB), reuniram-se nesta quinta-feira (29), na capital goiana, para participar da Jornada de Formação Política.

Promovido pelo Partido, juntamente com a Fundação João Mangabeira (FJM), o encontro foi marcado pela reestruturação e fortalecimento do PSB no Estado, bem como pela preparação para as eleições de 2008. De acordo com o presidente da sigla em Goiás, o ex-deputado Barbosa Neto, serão 84 candidaturas próprias às prefeituras no próximo pleito. "O fato de termos lançado candidato próprio ao governo do Estado, nas eleições passadas, contribuiu para o fortalecimento do Partido em toda a região. Com isso, estamos certos de que no ano que vem, teremos muitos resultados positivos nas urnas", declarou.

"Goiás é um Estado muito importante. Temos 174 municípios com diretórios organizados com disponibilidade para concorrer nas próximas eleições", avaliou a secretária Especial do Partido, Mari Machado. A integrante da Executiva Nacional apresentou palestra sobre a importância da participação das mulheres na política.

Também presente ao encontro, o presidente do PSB do Distrito Federal, Marcos Dantas, ressaltou a importância do apoio ao Estado vizinho. Apesar de não ter eleições em 2008, o DF tem aproximadamente 23 municípios em seu entorno, que pertencem a Goiás. "Não dá pra pensar no Distrito Federal sem pensar no Entorno. Por isso, estamos juntos nessa caminhada", declarou.
A Juventude Socialista Brasileira (JSB) também se fez presente no evento, nas pessoas de Rilden Ramos - RJ, Bruno da Mata - BA, Fabricio Lopes - SP, Gabriel Villarim - DF, Rodrigo Dourado - DF, entre vários militantes da JSB do Estado de Goias. Segundo Ramos, "não se pode pensar em um partido forte, sem se pensar no fortalecimento da juventude, por isso vocês tem que fazer congresso em todos os municipios e nos Estado de Goias".

Crescimento

O PSB goiano tem como meta, além de aumentar o número de prefeituras – atualmente são três –, eleger mais de 240 vereadores, um crescimento de mais de 400% em relação à base atual.

Para o presidente da FJM e 1º secretário do Partido, Carlos Siqueira, o PSB de Goiás tem uma direção que demonstra uma boa capacidade de organizar o Partido por quase todo o interior do Estado. "Esperamos que os companheiros goianos possam ter bastante êxito em suas disputas eleitorais, que possam levar a mensagem do socialismo democrático por todos os rincões desse grande Estado e que nós possamos, no futuro, a exemplo do que ocorre já em outros estados, ter o prazer de obter várias vitórias eleitorais e políticas", afirmou.

A próxima etapa da Jornada acontece nesta sexta-feira e sábado, em Belo Horizonte, com a presença do presidente do PSB e governandor de Pernambuco, Eduardo Campos.

Gustavo Sousa Jr – Imprensa Portal PSB/GO
Gabriel Villarim - Secretário de Comunicação da JSB - DF