quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) elege nova diretoria e debate diretrizes políticas para os próximos dois anos


Parceria, aprendizado e debate. Assim ficou marcado o 37º Congresso da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Conubes) realizado em Goiânia, de 6 a 9 deste mês. A solenidade reuniu diversas autoridades e representantes dos movimentos sociais.

O encontro teve como objetivo a discussão de representatividade e a criação de um plano para os estudantes no Brasil. A Juventude Socialista Brasileira (JSB) – braço de apoio do PSB no movimento estudantil – foi representado por 150 delegados.

Um dos dirigentes da JSB, Pedro Moura foi eleito nesse congresso, para o cargo de secretário-geral da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes).

"Esse congresso aconteceu para eleger a nova diretoria da Ubes e as diretrizes políticas que a entidade terá nos próximos dois anos. Hoje conseguimos mais um espaço estratégico, na secretaria geral e mais um cargo no executivo, que está para ser definido", explicou o mais novo dirigente da Ubes.

Para o vice-presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Rilden Albuquerque (PSB-RJ), o grande desafio de Pedro Moura é a reprodução da lógica que está impressa no PSB para os movimentos sociais. "Precisamos aglomerar o maior número possível de jovens em torno da causa socialista. A nossa juventude compreende o processo político em algo muito individual. Assim não interessa, temos que pensar no coletivo".

Apoio
Os dirigentes da JSB disseram ainda que o Partido tem se mostrado disposto na construção da juventude.

"Não podemos negar o apoio que o PSB nos deu no congresso da UNE e da UBES. Nós corremos os estados, as escolas para mostrar a nossa política. Sem ajuda estrutural do Partido não teríamos atingido o nosso objetivo. Queremos ampliar e consolidar o trabalho no movimento secundarista", completou Rilden.

O secretário-geral da Ubes, Pedro Moura, afirmou que a juventude socialista estava unificada no congresso: "A JSB é uma força nacional e a tendência é só melhorar e crescer cada vez mais".

Priscila Rocha – Imprensa Portal PSB

Nenhum comentário: