sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Palestra na UDF com dep Rodrigo Rollemberg

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL - UDF
Evento sobre a Integração entre a Universidade, o Legislativo e a Sociedade
O evento objetiva estreitar contatos entre a universidade, o legislativo e a sociedade, de modo que o conhecimento produzido na universidade por meio de sugestões de anteprojetos de lei seja divulgado ao legislativo, estabelecendo assim uma relação de cooperação frutífera aos anseios da sociedade.

Vale destacar neste ponto, que a relação entre o Legislativo e a Universidade ainda não está institucionalizada, ou seja, não existem regularidade e clareza nesse relacionamento. Dessa forma, a proposta de trabalhos elaborados por alunos de Instituições de Ensino Superior pode contribuir para a utilização do conhecimento adquirido e construído como fonte de discussão no cenário legislativo.
No Centro Universitário do Distrito Federal - UDF, em especial o Curso de Direito, ampliam-se as possibilidades de realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), pois o aluno pode escolher a modalidade de monografia ou optar por fazer o seu trabalho final no formato de um Anteprojeto de Lei.
A relevância dessa nova modalidade de trabalho final se faz no sentido que o aluno pode apresentar propostas inovadoras, por meio de um anteprojeto de lei, contribuindo assim para discussão profunda e madura de temas relevantes no cenário social e jurídico atual. Os melhores trabalhos poderão ser encaminhados ao Congresso Nacional e aos Órgãos Competentes.
É importante destacar que a aluna Amanda Galvão Tabosa, aluna do segundo semestre de 2006, teve o seu trabalho reconhecido e utilizado pelo Deputado Federal Mendonça Prado (DEM-SE) no ano de 2007, tornando-se um projeto de lei, que já está tramitando no Congresso Nacional.
O título do trabalho da aluna foi "Doação de Armas apreendidas às Polícias Militares e Civis dos Estados e do Distrito Federal". Detalhes Importantes do Evento Formato: Palestra com um enfoque institucional-acadêmico (não é um debate político-partidário) sobre a importância e a necessidade de estreitar e fortalecer especialmente a relação entre o Legislativo e a Universidade.
Local: Auditório do Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Campus I) - SEP/SUL EQ. 704/904 conj. A SEP/SUL EQ 704/904 - CONJ A - Brasília/DF SEP/SUL EQ 704/904 - CONJ A - Bras
Dia: 27 de outubro de 2008 Horário: 20h às 22h ·
10 minutos para o Professor Asdrubal Nascimento Lima Júnior (Pró-Reitor do Ensino de Graduação e Sequencial do UDF) ·
5 minutos para a Professora Ana Beatriz Silva Carvalho de Deus (Coordenadora do Curso de Direito) ·
20 minutos para cada um dos deputados convidados (RODRIGO ROLLEMBERG - Deputado Federal e CHICO LEITE - Deputado Distrital) ·
20 minutos para perguntas Público Alvo: alunos de todos os Cursos do UDF ( em especial dos Cursos de Direito e de Ciência Política)
Composição da Mesa:
Professor Asdrubal Nascimento Lima Júnior (Pró-Reitor do Ensino de Graduação e Sequencial do UDF) ·
Professora Ana Beatriz Silva Carvalho de Deus (Coordenadora do Curso de Direito) · Deputados Convidados (RODRIGO ROLLEMBERG - Deputado Federal e CHICO LEITE - Deputado Distrital)
Organização do Evento: ·
Coordenação do Curso de Direito ·
Coordenação do Curso de Ciência Política ·
Coordenação de Atividades Complementares, Extensão e Eventos - CACEE ·
Núcleo de Pesquisa e Produção Científica - NPPC

Nenhum comentário: