segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Cúpula Ibero-Americana discute Juventude e Desenvolvimento

Brasília, 31/10/2008 - A XVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, se encerra nesta sexta-feira, em São Salvador, capital de El Salvador. Com o tema “Juventude e Desenvolvimento”, o evento propiciou o debate entre os representantes dos países ibero-americanos sobre a cooperação em áreas como capacitação e emprego, educação, cultura, saúde, segurança, direitos humanos e migração. O Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, esteve presente na Cúpula, acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


A escolha do tema é de importância para os países participantes, em razão do expressivo número de jovens existentes nessas nações. Somente no Brasil existem cerca de 50 milhões de jovens. O Brasil compartilhou com os demais países sua experiência na formulação e implantação da Política Nacional de Juventude, lançada em 2005, e do projeto “Segundo Tempo”, que visa à integração social de jovens por meio do esporte.

Durante a reunião foi apresentado pela Organização Ibero-americana de Juventude, o Plano de Cooperação e Integração da Juventude da ibero-américa, que envolveu a discussão das políticas de integração das agendas governamentais.

Na Cúpula do ano passado, em Santiago do Chile, o ano de 2009 foi declarado “Ano Ibero-Americano da Juventude”. Desde abril deste ano, o tema juventude foi discutido por especialistas e ministros da área em reuniões setoriais preparatórias, como saúde, educação, cultura, turismo, gênero, meio ambiente, entre outros assuntos.

Fonte: http://www.juventude.gov.br

Nenhum comentário: