quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Marcelo Serafim diz que vai às ruas para garantir os direitos dos estudantes
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
PCdoB, PDT, PSB e PT lançam nota contra PDOT
A QUALIDADE DE VIDA NO DF
Na madrugada do último dia 13 de dezembro, o Distrito Federal sofreu um duro golpe: a proposta de Plano Diretor de Ordenamento Territorial, do governo de José Roberto Arruda e Paulo Octávio, foi aprovada na Câmara Legislativa. A nova lei representa uma afronta aos direitos ambientais das gerações atuais e futuras e uma vitória das grandes construtoras e especuladores imobiliários.
Tudo isso aponta para o estresse dos recursos hídricos, o aumento do fenômeno da conurbação e do inchaço populacional, da violência, do caos no trânsito e da formação das chamadas periferias de periferias. Em termos objetivos: o PDOT aponta claramente para a degradação da qualidade de vida e, em futuro não distante, para a completa inviabilidade da ocupação humana do Distrito Federal.
Chico Vigilante – Presidente do Partido dos Trabalhadores-DF
Cristovam Buarque – Presidente do Partido Democrático Trabalhista-DF
Rodrigo Rollemberg – Secretário Geral do Partido Socialista Brasileiro-DF
Apolinário Rebelo – Presidente do Partido Comunista do Brasil-DF
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
PALAVRA DE ROLLEMBERG: PDOT de Arruda é contra o futuro do DF
Lideranças vinculadas às áreas ambiental, urbanística e social assistiram estarrecidas ao rolo compressor do governador Arruda e sua base parlamentar, durante a aprovação do novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), pela Câmara Legislativa, na madrugada do último sábado (13/12). De nada adiantaram os alertas de órgãos locais e federais sobre os prejuízos irreparáveis do plano ao meio ambiente, com a perspectiva de destruição da Área de Proteção de Mananciais do Catetinho e o avanço da mancha urbana sobre a zona rural; de nada valeram também as críticas à elitização do setor Noroeste, concebido para atender somente os segmentos de alta renda: na decisão de Arruda, Paulo Octávio e seus distritais, prevaleceram a insensatez e o lobby da especulação imobiliária.
Representei junto ao MPDFT para que solicitasse à Câmara o adiamento da votação. Agora, com a lei aprovada, cabe questioná-la junto ao Poder Judiciário. Mais que isso, é hora de todas as pessoas, instituições e forças políticas que lutam pela qualidade de vida e a justiça social unirem suas forças por melhores dias para a população do Distrito Federal.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Rollemberg é o novo líder do PSB na Câmara
Por unanimidade, o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) foi escolhido como o novo líder do PSB na Câmara dos Deputados, em reunião no Plenário das Comissões. Ele substitui o colega Márcio França (SP), que passou os últimos dois anos à frente do colegiado, e assume o cargo no próxima legislatura.
“A minha vida inteira foi dedicada ao PSB. Me sinto preparado para este novo desafio e me comprometo a ouvir todos os parlamentares do partido. Quero fazer uma gestão compartilhada. Dar vida a bancada”, afirmou Rollemberg, que também elogiou o trabalho do deputado Márcio França (SP). Rollemberg declarou que quer uma bancada mais atuante nos projetos analisados pelo Legislativo. O parlamentar apresentou um documento propondo reuniões regulares para discutir a pauta do Congresso; debates mensais sobre temas nacionais, como as reformas tributária e política; intensificar a integração da bancada na Câmara dos Deputados com a bancada do Senado; e contribuir para o fortalecimento da bancada e do Bloco de Esquerda nos processos de negociação e articulação.
Ao final, Rollemberg agradeceu o apoio de seu pai (in memoriam) o ex-deputado, Armando Leite Rollemberg, “que sempre teve uma postura, simples e correta”, e aos companheiros Jamil Haddad, Miguel Arraes, Roberto Amaral e Eduardo Campos. “Todos me ajudaram na minha trajetória política".
Da Ascom do deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) - 9/12/2008
Manifestação contra o PDOT
MANIFESTO DO MOVIMENTO LÚCIO COSTA
POR UMA BRASÍLIA AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL
Nos últimos anos, Brasília tem assistido, com grande apreensão, ao avanço da violência urbana, da especulação imobiliária, da degradação dos recursos hídricos, da devastação continuada de áreas de cerrado, do caos no trânsito, da poluição do ar e do sucateamento dos sistemas públicos de educação e saúde. Ao mesmo tempo, prosseguem as agressões a sua condição de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, com a invasão de áreas públicas e o desrespeito às características arquitetônicas da cidade.
– Defensores do Parque Ecológico Bernardo Sayão
– Conselho Comunitário da Asa Norte
– Instituto Sociocultural e Ambiental Arthur Andrade (ISAAA)
– Conselho da APA Gama Cabeça de Veado
– Conselho de Planejamento da XVI Região Administrativa – Lago Sul
– Associação de Proteção Urbana e Ambiental (APUA)
– Fórum das ONGs Ambientais – Pró-Federação
– Associação dos Moradores da QI 15 – Lago Sul
– Conselho de Preservação de Brasília (CONBRAS)
– Conselho Comunitário da Asa Norte
– Associação de Defesa do Meio Ambiente em Brasília
– Associação de Moradores do Park Way
– Conselho de Segurança do Park Way
– Prefeitura da SQS 314
– Prefeitura do Setor Comercial Norte
– ONG Mão na Terra
– Associação dos Produtores do Núcleo Rural de Taguatinga (APRONTAG)
– Movimento Pró-Bacia do Rio Descoberto
– Fundação João Mangabeira
PSB do PI investe em jovens prefeitos de olho em 2010
Nega-se que as articulações visem 2010, mas todos os novos prefeitos do partido têm sido procurados pela Juventude Socialista Brasileira (JSB), braço jovem do PSB, para que implantem em seus municípios políticas voltadas para os jovens.