terça-feira, 15 de setembro de 2009

Comunidade virtual debate Estatuto da Juventude

A Câmara dos Deputados quer que os jovens brasileiros participem de um debate que tem tudo a ver com eles: o Estatuto da Juventude. Para isso, abriu um espaço que eles conhecem muito bem – um fórum na internet. Para participar, basta que eles acessem o portal e-democracia (www.edemocracia.gov.br) e entrem em contato com outros jovens, além de autoridades, representantes de ONGs e todos aqueles que querem contribuir com o Projeto de Lei 4529/04. Com 86 artigos, o texto define os direitos básicos da população entre 15 e 29 anos e determina que família, comunidade, sociedade e poder público são responsáveis pelo cumprimento desses direitos.

Temas centrais
Atualmente, as discussões estão concentradas em dois temas: Sistema Nacional de Juventude e Políticas Públicas para a Juventude. O assunto que tem estimulado maior debate entre os jovens é participação juvenil, seguido de educação, esporte e cultura. As sugestões vão desde a articulação entre jovens, políticos locais e membros de ONGs em escolas, inclusão no ensino educacional da cultura política e acompanhamento da atuação dos políticos locais, até a institucionalização e fortalecimento do Sistema Nacional de Juventude.

Democracia eletrônica
Os projetos de e-democracia ganham cada vez mais espaço em todo mundo ao oferecerem às instituições públicas a possibilidade de criarem diferentes ambientes de participação popular. Dessa forma, é possível, por exemplo, a construção de um novo relacionamento entre parlamento e sociedade.
Espaços como o e-democracia permitem ao cidadão participar a qualquer momento, de qualquer lugar, seja de casa, da biblioteca de sua escola ou universidade, telecentros e mesmo de lan houses.
Agência Câmara (09/09/09)

Nenhum comentário: