segunda-feira, 26 de abril de 2010

Artigo - Aonde está o "cara" ?

Aonde está o "cara" ?
É até salutar. Quando atingimos certo nível de popularidade, chegamos a um ponto tão alto da história e dentro da própria realidade, que nos atrevemos a permitir que nos coloquem acima do bem e do mal. Das regras, da ética, das leis e de todas as outras pessoas.

Passamos a nos dar o direito de falar por elas. De decidir por elas. Por mais ignorantes ou conscientes que possamos ser, quando estamos expostos a este tipo de popularidade - pra fazer uma média - queremos dar opiniões sobre tudo. Queremos dar a impressão de que sabemos de tudo - mesmo quando não sabemos nada sobre o que estamos falando, nós falamos... Mesmo quando não sabemos nada do que estamos fazendo, nós fazemos. E muitas pessoas tomam essas nossas ações como legítimas e corretas, simplesmente porque fomos nós que fizemos. ninguém contesta a legitimidade. E assim obrigamos a todos que engulam gilós feito morangos - Do contrário, costumamos rotular as deserções como insolência.

E é este exato ponto que nos denuncia: - Você realmente é digno de tudo isso? Tem realmente o direito de decidir pelas pessoas sobre tudo e qualquer coisa QUE VOCÊ QUEIRA? O que você se tornou? Tem consciência disso?

Sócrates tinha a resposta, e foi morto por isso.
Foi morto porque um belo dia chegou aos seus ouvidos as palavras de um oráculo de Delphos:" - No mundo não há ninguém mais sábio que Sócrates".
Sócrates até então se considerava praticamente um simples mendigo reflexivo e desconhecido. Tempos após refletir sobre as palavras do oráculo, antes que o "poder" lhe infectasse e subisse à cabeça, deu a luz á conclusão que mais tarde o condenaria à morte perante a vaidosa intelectualidade ateniense:
"Se eu sou o homem mais sábio da Grécia, então o verdadeiro sábio é aquele que tem consciência da própria ignorância"

Milhares de anos após a condenação e morte de Sócrates, pessoas continuam chegando ao poder montadas sobre suas ganâncias e seus truques retóricos. Retóricas que pregam a total confiança no que se está fazendo ou vendendo - que está tudo certo e calculado, quando na realidade incerto está o futuro. As pessoas continuam se apropriando de conhecimentos e razões que elas não dominam - Equivalendo-se a embalagens vazias. O que de fato se vê com frequência, são estas tais retóricas ornamentando mentes vazias.

Indo agora direto ao assunto, o atual cenário eleitoral/presidencial no Brasil traz o foco justamente a essa realidade.
"Um certo cara" hoje na figura de presidente se traduz consciente. Se traduz imponente. Se traduz conveniente. O povo lhe deu este aval. É correto afirmar que enquanto lider maior da nação, soube seguir direitinho o que diz no Script. O País se manteve em ascensão. Porém são atribuições de um presidente manter a nação avançando. A popularidade traduz quem é um bom líder - Porém não há favor algum em seus atos perante a nação. É muito bem pago para tal.

Porém um bom líder deve reconhecer quando é hora de parar. Um bom líder sabe reconhecer a verdade que paira, e acima de tudo aceita-a. Um bom líder jamais tira de seus menores o direito de escolha. E a exemplo do que enraizou Sócrates anos atrás, um bom líder deve saber reconhecer quando está ignorante. Deve acima de qualquer outra coisa, começar e terminar as coisas com honestidade - consigo mesmo, pois quando é honesto consigo mesmo será também com seus menores.

Vemos o presidente Lula, José Dirceu e o PT atentarem violentamente contra a candidatura de Ciro Gomes. Coagindo, pressionando, atraiçoando dirigentes do PSB com um único propósito: Tirar do caminho qualquer obstáculo que possa ofuscar sua guerra particular contra FHC, de seu partido, o PT contra o PSDB, e de sua candidata Dilma Roussef contra José Serra do PSDB.

Com isso tiram dos brasileiros o direito de escolher. Querem impor suas escolhas aos brasileiros. E falando em Sócrates: Colocando em prática a histórica falsa democracia greco-ateniense, a democracia onde impera a maioria articulada e construída trapaceiramente, a qual caracteriza exatamente tal atitude do "Cara".

Polarização (???) Plebiscitária como diz o próprio presidente.... Particular como tem aparentado. PRIVATIZADO está sendo o maior processo democrático da nação. E não o está sendo por quem sempre foi acusado por privatizações(PSDB e afins). Está sim, sendo privatizado pela lenda: "O cara", segundo Barack Obama.
O mesmo "cara" que apertou com a mesma mão a de Barack e a de Amadinejah ..... O povo brasileiro lhe conferiu esse poder como presidente. O poder de não tomar partido quando não convém e manter as aparências - de sobriedade, serenidade, honestidade e respeito.

Agora, neste exato momento de eleções no Brasil, Onde está "o cara" ?
- Exato! Tomou partido de algo. Tomou partido de seu partido, doa a quem doer - Sobriedade, serenidade, respeito, honestidade e também o próprio respeito; "- "Bah que besteira tchê"... estamos em campanha pela sucessão do poder. depois a gente vê isso..."

E cadê "o cara" ?
- Neste exato momento está concentrando esforços na asfixia de forças aliadas que possivelmente atrapalhem seu plano de poder eterno ou que lhe custem mais do que está disposto a pagar.
Não, ele não está brigando contra José Serra e o PSDB. Vencer José Serra e o PSDB não é o objetivo. É apenas um álibi.

"O cara" e seus correligionários aparentemente têem um outro objetivo escuso: Perpetuação.

Perpetuação é a única palavra que explica/justifica um ataque a aliados pela costas.
Você põe seus aliados na linha de fogo e se protege atrás deles. Quando eles vencem o adversário, antes que eles se virem para comemorar com você a vitória e cobrar as faturas, você atira nas costas deles e fica com tudo pra você.

É assim que soa a investida contra Ciro Gomes e ao PSB. Sorte tem o PSB que Ciro é esperto. Caiu de pé e conseguiu atingir quem o atingiu - Um "Cara" que estava escondido até então. Agora as feridas estão abertas e todo mundo está exposto. Ciro com certeza é mais forte. Não fosse, não seria atingido em cheio nas costas. Está agonizando mas ainda não morreu. Não morreu porque os soldados rasos - a militância partidária - não o abandonou no fronte. "O cara" forçou a retirada de todos os aliados e dirigentes do partido de Ciro, o deixou sozinho, ferido, largado à própria sorte, mas não contava que a militância do PSB se rebelasse contra aqueles que traíram Ciro Gomes. A militância Pessebista se sentiu traída também.

A situação crítica se deu, pois "O cara" e seu Manager José Dirceu, por razões exclusivamente particulares, provocaram fissuras entre seus aliados, o que beneficia a um único adversário: José Serra e o PSDB. Estão a auto-destruir seu próprio plano.

Em minha análise final, e conclusiva( que tem todo o direito de estar errada ) [Crazy]Lula está fazendo tudo direitinho do ponto de vista Serrista: Continuando assim as eleições vão cair no colo de José Serra e sua trupe. Só depende dele(Serra) manter a vantagem que tem nas pesquisas pois Dilma Roussef, sozinha, não oferece perigo algum para ele. Ciro está perfeitamente correto.

Ainda com o agravante de que a possível retirada da candidatura de Ciro Gomes da corrida presidencial, em reunião da cúpula nacional do PSB na tarde da próxima terça-feira 27/04/2010, possa por ventura tornar a militância do PSB, que será fiél a Ciro até o final, um espírito Vingador... Tudo porque, caso o presidente nacional da legenda, Eduardo Campos, ceda à pressão (ou oferta) de Lula e seus asseclas e entregue seu candidato aos leões, a Militância perderá sua maior referência eleitoral no momento, o próprio Ciro Gomes, e poderá se voltar contra o "carrasco" Eduardo Campos, repudiando às suas orientações, ou seja, a partir de então, não é mais possível voltar atrás: Tudo pode acontecer.

No final das contas, em minha humilde opinião, caso Lula resolva de fato "extinguir" do cenário, um aliado como havia sido até então Ciro Gomes...
Sinceramente: daqui a 4 anos prefiro novamente me juntar a Ciro Gomes pra bater em José Serra do que aturar Pataquadas egocentricas deste calibre.

Quem é esse cara que passa por cima de tudo para impor seus desejos particulares ?

Não o reconheço mais ....
Por
Thiago Garcia
Membro da Juventude Socialista Brasileira - JSB/SP

Nenhum comentário: