sexta-feira, 30 de novembro de 2007

UNE comemora 70 anos com jantar em Brasília


A União Nacional dos Estudantes (UNE) comemorou seus 70 anos com um jantar na churrascaria Porcão, em Brasília, que marcou também o início de uma campanha pela reconstrução da antiga sede da entidade, na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro.O prédio foi invadido em 1º de abril de 1964 e demolido no início dos anos 80 no governo Figueiredo. A UNE quer que o governo banque os R$ 30 milhões do custo da reconstrução, de acordo com projeto do arquiteto Oscar Niemeyer.Com a venda de convites para o jantar, a entidade arrecadou R$ 30 mil, que serão destinados à empreitada. Compareceram ao jantar representantes do governo, como os ministros da Saúde, José Temporão, e de Planejamento de Longo Prazo, Mangabeira Unger, e da oposição, como o senador Marconi Perillo (PSDB-GO) e varios deputados do PSB como Valadares filho SE, Dr. Ubiali SP e o Senador Reanto Cassagrande - ES, alem da Juventude Socialista Brasileira que se fez presente nas figuras de Rilden Ramos - RJ, Bruno da Mata - BA, Fabricio Lopes -SP, Gabriel Villarim - DF e Rodrigo Dourado - DF.
Gabriel Villarim
Secretário de Comunicação da JSB-DF

PSB faz festa em Ceilândia


Encontro reúne lideranças do partido e reforça campanha de filiação na cidade. No evento, Rollemberg apresentou ações do mandato de interesse da população ceilandense.

A militância do PSB na Ceilândia esteve em festa no último sábado (24/11). Uma reunião de confraternização marcou o fortalecimento do partido na cidade, maior colégio eleitoral do Distrito Federal. O encontro contou com a presença de lideranças da legenda como o deputado federal Rodrigo Rollemberg, o distrital Rogério Ullysses, o secretário nacional de inclusão social, Joe Valle, e o presidente regional do partido, Marcos Dantas, além de uma centena de militantes. Também estiveram presentes para prestigiar o evento, o vice presidente da UNE, Rilden Ramos, a secretária de Juventude do PSB-DF, Solisângela Montes, além de outros militantes da Juventude Socialista Brasileira e companheiros do DCE do Uniceub.

O encontro teve uma boa notícia: o anúncio do endereço da nova sede do partido na cidade, que funcionará a partir de agora no Setor P Norte, na EQNP 1/5, bloco F, lote 5/6, sala 102. “Nunca tivemos um momento tão propício para fortalecer o PSB aqui na cidade e no Distrito Federal como agora. Contamos com um parlamentar federal, um distrital, um secretário nacional em um cargo estratégico e a possibilidade de termos um candidato próprio a presidente, com grandes chances de vitória. Temos de aproveitar esse momento, é a hora de trabalharmos para construirmos um novo PSB, aqui na Ceilândia e em todo o DF”, ressaltou Rollemberg.
Rodrigo Dourado
JSB - DF
Presidente PSB Zonal Plano Piloto

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Eleição do DCE do UniCEUB

Caros companheiros(as) da JSB,

Durante toda a semana enfrentamos um processo eleitoral muito importante para o PSB, para a Juventude do PSB e principalmente para o Distrito Federal, a eleição do DCE do UniCEUB, um dos maiores e mais representativos DCE`s do Brasil.

Por compreender o tamanho e a dimensão deste processo para o Movimento Estudantil de Brasília, compreendemos a necessidade de construímos uma linha que compatibilizasse com a nossa história e com o que almejamos para o DF, convidamos assim companheiros de partidos de esquerda e representativos do DF para estarem dentro deste projeto.

Pelo conjunto da obra e por todas as decisões tomadas entramos em um processo certos de nossa missão e da nossa tarefa, retomar o debate de esquerda e socialista ao DCE do UniCEUB.

Compomos uma chapa de esquerda com o PSB, PT/Articulação Unidade na Luta e do PDT contando com o apoio político de dirigentes importantes do movimento estudantil de Brasília e Ex-presidentes de DCE`s vitoriosos.

Com toda construção e debate emplacados durante a campanha na madrugada de quinta feira(15) nossa chapa se consagrou vitoriosa com 84% dos votos válidos, afirmando e protagonizando assim um processo que resgata o ideal de esquerda e programática no DF.

Esperamos que com este exemplo possamos reproduzir nas outras faculdades e universidades o mesmo caráter e compromisso para que assim nosso partido seja protagonista, sempre a frente das discussões e debates.

Quero agradecer a todos os Estudantes do UniCEUB que participaram do processo, estudantes que construíram a chapa e dos coordenadores e colaboradores externos que nos deram todo o apoio necessário e respaldo político para desenvolver este belo trabalho.

Saudações Socialistas,

Gabriel Villarim
Secretário de comunicação da JSB/DF

Renato Casagrande abre primeira “terça socialista” do Distrito Federal



A Executiva Regional do PSB-DF promoveu, nesta terça-feira (13), o primeiro ciclo de palestras e debates semanais para tratar de temas relevantes ao Distrito Federal e ao País. Quem inaugurou a programação foi o senador Renato Casagrande (PSB-ES), que falou sobre a conjuntura nacional e a reforma política. Chamada carinhosamente pelos militantes de "terça socialista", a reunião foi aberta à comunidade e atraiu dezenas de pessoas à sede nacional do PSB, em Brasília.

O deputado federal Rodrigo Rollemberg, o deputado distrital Rogério Ulysses e o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério de C&T, Joe Valle, representaram a direção partidária. O evento contou, ainda, com a presença do deputado federal pelo PSB do Mato Grosso, Valtenir Pereira, e com diversos membros da Executiva Regional da agremiação.

Casagrande fez um resumo do trabalho legislativo do Senado Federal em 2007. Na visão do senador, a Casa desenvolveu uma agenda negativa. Ao comparar o momento atual da política brasileira com experiências passadas da história do Brasil, Renato Casagrande ressaltou que – a despeito de várias notícias ruins divulgadas pela imprensa nacional – “o País está avançando em diversos setores da sociedade, com destaque para a própria liberdade da imprensa, a estabilidade econômica e a geração de empregos”.

O parlamentar capixaba, no entanto, reconheceu que “há muito ainda para se fazer, em vários sentidos”. Mas, segundo ele, “comparado com os anteriores, o atual governo desenvolveu ações que vêm melhorando, em muito, a vida dos brasileiros”.

PASTEURIZAÇÃO POLÍTICA

Na seqüência, o deputado Rodrigo Rollemberg fez uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido pela Câmara dos Deputados e apontou o que ele chama de “pasteurização da política brasileira”. Segundo ele, lideranças importantes, de grandes partidos, atualmente defendem bandeiras totalmente opostas às que defendiam recentemente. “O cidadão que acompanha o noticiário fica sem entender o que está acontecendo, pois se espera o mínimo de coerência entre o que se fala e o que se faz”, analizou Rollemberg.

“O PSB tem condições de ser o protagonista da consolidação de um tripé ‘cultura-tecnologia-meio ambiente’, capaz de gerar renda e qualidade de vida para a população”, defendeu o deputado candango. Para ele, “as terças socialistas refletirão junto à comunidade como uma demonstração clara de que o PSB está crescendo e se consolidando de fato como uma alternativa de poder no Distrito Federal”.

CÓDIGO DE ÉTICA

Na visão do deputado Rogério Ulysses, o Brasil precisa criar urgentemente um código de ética para o meio político. Ulysses destacou-se recentemente como relator do processo de cassação do deputado Pedro Passos na Câmara Distrital (o ex-parlamentar renunciou para evitar a cassação, depois de usar diversas manobras na tentativa de não ser notificado). Na ocasião, sentiu “na pele” o que é ser impedido de trabalhar: “É por causa de maus políticos que ainda existe, no imaginário coletivo, o entendimento de que todo político é bandido”, lamentou o parlamentar. “Ou nós partimos para ações concretas no sentido de criar um código de ética rígido e eficaz na sua aplicação, ou caímos em completo descrédito junto à opinião pública”, reiterou Ulysses.

Para o deputado distrital, as eleições municipais no entorno de Brasília serão primordiais para o PSB, que pretende sair fortalecido na região. Fazendo coro com o discurso do deputado Rodrigo Rollemberg, ao afirmar que, “só com a união de todos poderemos ser protagonistas no desenvolvimento do entorno, refletindo com isso na renovação e no crescimento do Partido no Distrito Federal”.

POLÍTICA NACIONAL

Antes de se retirar do encontro para retornar ao Senado, onde acompanhou a votação da renovação da CPMF na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o senador Renato Casagrande respondeu a diversas perguntas, formuladas pelos participantes do evento. Na seqüência, o secretário Joe Valle relatou aos presentes as diversas melhorias que vêm sendo implementadas pelo Ministério de Ciência e Tecnologia em nível nacional.Tendo à frente da pasta o ministro Sergio Rezende (PSB-PE), e com Joe na Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, o trabalho desenvolvido pelo governo neste sentido vem recebendo elogios até de adversários políticos da base aliada. Joe Valle aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio que vem recebendo do Partido e pediu para que outros encontros sejam realizados com mais freqüência em Brasília. “Precisamos nos reunir mais e pensar um projeto para o País”, resumiu o secretário.

RESULTADO POSITIVO

O presidente do PSB do Distrito Federal, Marcos Dantas, festejou ao final do encontro o resultado positivo que alcançado pela primeira “terça socialista” e assegurou a realização das próximas. Ao agradecer a presença do grande público, que lotou o auditório “Miguel Arraes”, da sede nacional do PSB, “Marcão” enalteceu a presença, no evento, de várias representantes do Segmento do PSB pela Igualdade de Gênero que residem em Brazlândia. “Este é um sinal claro de que o Partido está se diversificando e ampliando seus quadros no DF”, enfatizou.

José Roberto Azambuja,

Portal do PSB



quarta-feira, 7 de novembro de 2007

1ª Terça Socialista do PSB DF

Caro Companheiro(a),

O Presidente Marcos Dantas e a Executiva Regional da JSB – DF tem a honra de convidá-lo(a) para primeira TERÇA SOCIALISTA, que terá como palestrante o Senador Renato Casagrande-ES com o tema, CONJUNTURA NACIONAL E REFORMA POLITICA a realizar-se no dia 13 de Novembro de 2007 (Terça-Feira) às 19:00 horas na Sede Nacional do PSB 304 norte.


Sua presença é imprescindível para o sucesso desta atividade. Contamos com sua presença, e convide seus amigos.


Gabriel Villarim
Secretário de Comunicação da JSB-DF

Distrito Federal discutirá propostas para a juventude

Até os dias 8 e 9 de março, quando a Conferência Distrital será realizada em Brasília, lideranças juvenis discutirão propostas de políticas públicas para essa parcela da população

Foi lançada oficialmente na noite desta terça-feira (6/11) a 1ª Conferência Distrital da Juventude, que discutirá políticas públicas voltadas para o jovem. A intenção do evento é estimular a participação dos jovens na discussão da realidade em que vive e dos problemas que enfrenta. Até os dias 8 e 9 de março – quando a Conferência será realizada, em Brasília – entidades da sociedade civil organizada, gestores públicos e jovens de todas as classes se reunirão para discutir temas de interesse da juventude.



Nesses encontros serão tratados também os três grandes temas do evento nacional: “Juventude: democracia, participação e desenvolvimento nacional”, “Parâmetros e Diretrizes da Política Nacional de Juventude” e “Desafios e prioridades para as políticas públicas de juventude”.

A festa de lançamento da Conferência Distrital, no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), contou com a participação de cerca de 200 pessoas e de autoridades como o vice-governador Paulo Octávio, o Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, e o Subsecretário de Juventude do DF, Luciano Lima. O evento teve ainda com a apresentação do grupo Tambores do Cerrado.

Um dos coordenadores da Conferência, o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) fez questão de apresentar algumas das propostas para a juventude que já estão sendo discutidas. “A bancada do Distrito Federal está preocupada e está sintonizada com os desejos dos jovens do Distrito Federal. Nós, nas emendas ao Orçamento federal que estamos apresentando, destinamos uma à expansão da Universidade de Brasília (UnB) para outras cidades do Distrito Federal, como Ceilândia, Gama e Planaltina”, ressaltou Rollemberg. “Também estamos destinando uma emenda para qualificação profissional de jovens, porque sabemos que essas são reinvindicações da juventude”.

Ascom Deputado Rodrigo Rollemberg