quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Renato Casagrande abre primeira “terça socialista” do Distrito Federal



A Executiva Regional do PSB-DF promoveu, nesta terça-feira (13), o primeiro ciclo de palestras e debates semanais para tratar de temas relevantes ao Distrito Federal e ao País. Quem inaugurou a programação foi o senador Renato Casagrande (PSB-ES), que falou sobre a conjuntura nacional e a reforma política. Chamada carinhosamente pelos militantes de "terça socialista", a reunião foi aberta à comunidade e atraiu dezenas de pessoas à sede nacional do PSB, em Brasília.

O deputado federal Rodrigo Rollemberg, o deputado distrital Rogério Ulysses e o secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social do Ministério de C&T, Joe Valle, representaram a direção partidária. O evento contou, ainda, com a presença do deputado federal pelo PSB do Mato Grosso, Valtenir Pereira, e com diversos membros da Executiva Regional da agremiação.

Casagrande fez um resumo do trabalho legislativo do Senado Federal em 2007. Na visão do senador, a Casa desenvolveu uma agenda negativa. Ao comparar o momento atual da política brasileira com experiências passadas da história do Brasil, Renato Casagrande ressaltou que – a despeito de várias notícias ruins divulgadas pela imprensa nacional – “o País está avançando em diversos setores da sociedade, com destaque para a própria liberdade da imprensa, a estabilidade econômica e a geração de empregos”.

O parlamentar capixaba, no entanto, reconheceu que “há muito ainda para se fazer, em vários sentidos”. Mas, segundo ele, “comparado com os anteriores, o atual governo desenvolveu ações que vêm melhorando, em muito, a vida dos brasileiros”.

PASTEURIZAÇÃO POLÍTICA

Na seqüência, o deputado Rodrigo Rollemberg fez uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido pela Câmara dos Deputados e apontou o que ele chama de “pasteurização da política brasileira”. Segundo ele, lideranças importantes, de grandes partidos, atualmente defendem bandeiras totalmente opostas às que defendiam recentemente. “O cidadão que acompanha o noticiário fica sem entender o que está acontecendo, pois se espera o mínimo de coerência entre o que se fala e o que se faz”, analizou Rollemberg.

“O PSB tem condições de ser o protagonista da consolidação de um tripé ‘cultura-tecnologia-meio ambiente’, capaz de gerar renda e qualidade de vida para a população”, defendeu o deputado candango. Para ele, “as terças socialistas refletirão junto à comunidade como uma demonstração clara de que o PSB está crescendo e se consolidando de fato como uma alternativa de poder no Distrito Federal”.

CÓDIGO DE ÉTICA

Na visão do deputado Rogério Ulysses, o Brasil precisa criar urgentemente um código de ética para o meio político. Ulysses destacou-se recentemente como relator do processo de cassação do deputado Pedro Passos na Câmara Distrital (o ex-parlamentar renunciou para evitar a cassação, depois de usar diversas manobras na tentativa de não ser notificado). Na ocasião, sentiu “na pele” o que é ser impedido de trabalhar: “É por causa de maus políticos que ainda existe, no imaginário coletivo, o entendimento de que todo político é bandido”, lamentou o parlamentar. “Ou nós partimos para ações concretas no sentido de criar um código de ética rígido e eficaz na sua aplicação, ou caímos em completo descrédito junto à opinião pública”, reiterou Ulysses.

Para o deputado distrital, as eleições municipais no entorno de Brasília serão primordiais para o PSB, que pretende sair fortalecido na região. Fazendo coro com o discurso do deputado Rodrigo Rollemberg, ao afirmar que, “só com a união de todos poderemos ser protagonistas no desenvolvimento do entorno, refletindo com isso na renovação e no crescimento do Partido no Distrito Federal”.

POLÍTICA NACIONAL

Antes de se retirar do encontro para retornar ao Senado, onde acompanhou a votação da renovação da CPMF na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), o senador Renato Casagrande respondeu a diversas perguntas, formuladas pelos participantes do evento. Na seqüência, o secretário Joe Valle relatou aos presentes as diversas melhorias que vêm sendo implementadas pelo Ministério de Ciência e Tecnologia em nível nacional.Tendo à frente da pasta o ministro Sergio Rezende (PSB-PE), e com Joe na Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, o trabalho desenvolvido pelo governo neste sentido vem recebendo elogios até de adversários políticos da base aliada. Joe Valle aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio que vem recebendo do Partido e pediu para que outros encontros sejam realizados com mais freqüência em Brasília. “Precisamos nos reunir mais e pensar um projeto para o País”, resumiu o secretário.

RESULTADO POSITIVO

O presidente do PSB do Distrito Federal, Marcos Dantas, festejou ao final do encontro o resultado positivo que alcançado pela primeira “terça socialista” e assegurou a realização das próximas. Ao agradecer a presença do grande público, que lotou o auditório “Miguel Arraes”, da sede nacional do PSB, “Marcão” enalteceu a presença, no evento, de várias representantes do Segmento do PSB pela Igualdade de Gênero que residem em Brazlândia. “Este é um sinal claro de que o Partido está se diversificando e ampliando seus quadros no DF”, enfatizou.

José Roberto Azambuja,

Portal do PSB



Nenhum comentário: