terça-feira, 24 de junho de 2008

EU PERTENÇO AO DISTRITO FEDERAL DE PAZ

Eu Pertenço ao Distrito Federal de Paz. Esse é o mote da sétima atividade do projeto “Desenvolvimento é Paz, Um Olhar Para o Futuro!”, que desenvolve a metodologia “EspaçoPúblicoSaudável –ADimensão do Diálogo!”.

Um pouco da nossa história:

Iniciamos nossas atividades com a primeira Caminhada da Paz de Taguatinga – DF, em 12 de outubro de 2006, com o tema “Dê Asas à Sua Paz”. Em dezembro do mesmo ano, realizamos a atividade “Pacificar”. Em abril de 2007, lançamos a metodologia “Espaço Público Saudável – A Dimensão do Diálogo!”, com o tema “ Com Criança, Adolescente e Juventude se Conversa nas Dimensões da Afetividade, Responsabilidade e da Oportunidade”! Realizamos ainda as atividades “Brasília Abraça a Paz”, a 1ª Conferência da Paz em Taguatinga – DF, com o tema“ Ética, Democracia e a construção da paz no Cotidiano”.

Para o sucesso da 1ª Conferência da Paz, realizamos 14 oficinas em 7cidadessatélites,ondecadasegmentoelaborousuaprópriacartadepaz. Asexta atividade foi realizada com o mote “Preconceito, que Coisa Feia”, na qual
pobreza em três cidades satélites do DF.

Agora vamos realizar a sétima atividade com o tema “Pertencimento”, O encontro EU “PERTENÇO AO DISTRITO FEDERAL DE PAZ”.
Esseencontrotemoobjetivodereuniras organizações da sociedade civil do Distrito Federal,e todas aspessoasquecooperamcom o desenvolvimento, de forma consensual e objetiva eelaborarumdocumentoqueexpresseparatoda a sociedade e o Estado, nossos pontos de vista sobre o desenvolvimento do Distrito Federal nos temas: Juventude, Cultura, Meio Ambiente, Gênero, Deficientes, Afro-descendentes, SegurançaPúblicaeCulturadePaz.
E o mais importante: as organizações da sociedade civil que participará do encontro farão uma vez mais o exercício da cooperação como o paradigma da sustentabilidade.
Essa rede social terá um documento público e norteador de sua relação com o Estado, com a organização e a mobilização da cidadania local, na busca de comunidades mais desenvolvidas e pacíficas.

O encontro “Eu Pertenço Ao Distrito Federal de Paz” está sendo organizado a partir de um contexto político do DF onde o diálogo não tem sido o caminho escolhido para encontrarmos soluções viáveis e sustentáveis.

Assim, pretendemos elaborar o documento com o título “OUVIR PARA COMPREENDER” como eixo norteador de nossas ações sem, é claro, excluir qualquer setor que queira apenas participar sem se submeter a estedocumento.

O importante neste momento é nos juntarmos, dialogarmos e propormos ações concretas e realizáveis, de forma que a cooperação entre nós, seja o símbolo da nossa força para enfrentar os desafios aos quais nos dedicamos há anos.

O encontro “Eu Pertenço ao Distrito Federal de Paz” será simbólico para todos nós. Todos seremos responsáveis pelo seu sucesso.

Traga suas duvidas e suas idéias. Com sua energia positiva venha construir conosco o documento OUVIR PARACOMPRENDER.

Contato: (61) 9558-3207
debatemos temas como homofobia, racismo, gênero, obesidade, meio ambiente e Email: everardoaguiar@yahoo.com.br
Abertura dia 04 de julho sexta feira - Teatro da Praça no Centro de Taguatinga-DF

17:00h
Palestrante: Everardo de Aguiar Lopes – Movimento Amigos da Paz Tema: Participação Política: Um desafio para a cooperação.
18:00h
Debate: Conhecimentos livres e direito autoral.

20:00h
Filme: Coisas de adulto.

Dia 05 de julho (Sábado) Teatro da Praça no Centro de Taguatinga-DF

8:30h às 11:00h
Debate com o tema: Desafios na luta contemporânea nas dimensões da Cultura, Juventude e Meio Ambiente. Chico Simões – Representante de Ponto de Cultura Invenção Brasileira José Eduardo – Secretário Executivo do Conselho Nacional de Juventude Antônio Gutemberg (Guto) – Representante do Ministério do Meio Ambiente

11:15h às 11:30h – Intervalo

11:30h às 12:30h
Palestra com o tema: Cuidar e Pertencer Regina Fittipaldi – Representante da Unipaz-DF

12:30h às 14:00h – Intervalo para almoço

14:00h às 16:00h – Trabalhos em grupo
Grupo 1
Tema: Economia solidária, trabalho e renda Facilitador: Paulo Solidário
Grupo 2
Tema: Desenvolvimento, segurança pública e cultura de paz Facilitadora: Drª Maria Aparecida Fontinelle
Grupo 3
Tema: Gênero, participação política e democracia Facilitadora: Celina Leão
Grupo 4
Tema: Preconceito racial, sociedade e superação Facilitador: Eliseu Amaro

18:30h às 19:30h
Plenário para aprovar as propostas em consenso nos grupos e a carta: Ouvir para compreender.




Nenhum comentário: