sexta-feira, 21 de maio de 2010

I Encontro Internacional de Mulheres Socialistas acontece em Brasília

A Secretaria Nacional de Mulheres do PSB promoveu nos dias 20 e 21 de maio, o I Encontro Internacional de Mulheres Socialistas. As representantes da JSB-DF Leilinay Lucena, Amanda Lavor e Kamila Nunes estiveram presentes, prestigiando o evento.

Igualdade de gênero, emancipação da mulher em todos os espaços e, sobretudo, a participação das mulheres na construção de políticas públicas na América Latina. Estes são temas que pautam do dia-a-dia de milhares de mulheres latino-americanas, que buscam o direito de exercer sua feminilidade a partir de uma nova perspectiva social. Uma ótica que tem como sustentáculo princípios de justiça e igualdade entre homens e mulheres.

Como escreveu um dos mais importantes símbolos na luta pela afirmação das mulheres na sociedade, a filósofa francesa Simone de Beauvoir, “a disputa durará enquanto os homens e as mulheres não se reconhecerem como semelhantes”.

Estas questões estarão em debate no 1º Encontro Internacional de Mulheres Socialistas, que acontece, em Brasília, nos dias 20 e 21 de maio de 2010. O evento marca as comemorações dos dez anos da Secretaria Nacional de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e os 100 anos de feminismo no mundo. O apoio do encontro é da Fundação João Mangabeira (FJM).

De acordo com a secretária Nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, o objetivo do encontro é a troca de experiências, formação política e o estímulo às candidaturas de mulheres do PSB. “Eu espero que esse encontro trave de forma coesa e profunda o fortalecimento da luta das mulheres com os partidos socialistas da América do sul e da China”, afirmou.

Além de autoridades nacionais – como o presidente Nacional do PSB e governador de Pernambuco, Eduardo Campos e da ministra Especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire – o encontro contou com a participação de representantes socialistas do Uruguai, Bolívia, China, Argentina, Chile e Equador. Também estiveram presentes a secretária especial da mulher no Estado de Pernambuco, Cristina Buarque, e as deputadas federais do PSB, Luiza Erundina, Sandra Rosado, Ana Arraes, Lídice da Mata, Janete Capiberibe e Maria Helena.

Nenhum comentário: