Projeto de lei prevê reparação do Estado à destruição da sede da Une e Ubes em 1964, trazendo reflexões sobre o papel do movimento hoje
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Entrevista ao JAP com Fabricio lopes
Projeto de lei prevê reparação do Estado à destruição da sede da Une e Ubes em 1964, trazendo reflexões sobre o papel do movimento hoje
CE aprova meia-entrada para estudantes e idosos com cota de 40% dos ingressos
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Projeto que regulamenta meia-entrada pode ser votado hoje
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado deve votar hoje (25) o projeto de lei que regulamenta a meia-entrada no país. Artistas e produtores teatrais que apóiam a proposta vão acompanhar a votação, marcada para as 11h no Congresso.
Agência Brasil
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
PEC da Juventude
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Parlamento Jovem inicia suas atividades
O Programa Parlamento Jovem empossou hoje os 78 estudantes do ensino médio que atuarão como deputados até sexta-feira na Câmara dos Deputados. Os jovens, com idade entre 16 e 22 anos, iniciaram os trabalhos nas comissões com a indicação dos presidentes e vices e a distribuição das relatorias dos projetos selecionados. Os estudantes vêm de escolas públicas e particulares de todo o País e participam de uma jornada parlamentar que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário. O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Danilo Moreira, integrou a mesa de abertura, presidida pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia.
Os participantes foram selecionados a partir da inscrição de projetos de lei nas áreas de agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo. Para o presidente do Parlamento Jovem de 2007, Johnny Silva Borges, de 20 anos, a oportunidade de ser deputado por uma semana é única e extraordinária. "Vi que políticos trabalham muito; que a política é necessária para a sociedade e ainda aprendi a escolher melhor meus representantes", explica.
O número de participantes é proporcional à representação parlamentar de cada estado. Durante o período da Legislatura, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções legislativas. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, tanto quanto possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.
Os deputados jovens são pré-selecionados pelas secretarias de educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. O projeto de lei deverá ser apresentado nas escolas e deverá versar sobre temas nas seguintes áreas: Agricultura e Meio-Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
Ao final da cerimônia de posse, os parlamentares jovens receberam materiais sobre a I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude (texto base, cadernos temáticos e revista com as resoluções). A Conferência Nacional é um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade sobre os desafios do segmento juvenil e quais alternativas devem ser tomadas pelos governos para respondê-los.
O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, é regulado pelo Ato da Mesa nº 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, de iniciativa do Deputado Lobbe Neto. Neste ano, o evento ocorrerá durante o período de 10 a 14 de novembro.
sábado, 8 de novembro de 2008
UNE e UBES na luta pela manutenção dos direitos da Carteira do Estudante.
2) criação de um conselho amplo formado por sociedade civil, governo, Movimento Estudantil e parlamento para regulamentar a emissão desta identificação e garantir a vigência do direito à meia-entrada.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
"A mudança chegou à América"
No discurso da vitória, o senador democrata disse que a "hora da mudança chegou à América".
Obama falou em Chicago, seu berço político, pouco depois das 23h no horário local (3h de quarta em Brasília). Uma hora antes, projeções indicaram sua vitória sobre o também senador John McCain, 72 anos, um republicano.
"O caminho à frente será longo. Nossa escalada será árdua. Podemos não chegar lá em um ano ou em um mandato, mas, América, nunca estive mais esperançoso do que nesta noite de que chegaremos lá," afirmou Obama.
Pelas projeções, Obama terá mais de 330 dos 538 votos no Colégio Eleitoral - o mínimo para ser eleito é 270 -, num resultado que confirma a tendência apontada pelas pesquisas de intenção de voto divulgadas até a véspera da eleição. Até o início da manhã desta quarta, a apuração estava concluída em poucos estados.
A posse do democrata está marcada para 20 de janeiro, encerrando oito anos de um impopular governo do republicano George W. Bush.
Obama discursou para uma multidão no Grant Park, em Chicago, às margens do Lago Michigan. Segundo estimativa da rede de televisão CNN, o público foi de 125 mil pessoas. A agência Associated Press estimou em 250 mil.
No palco, ele sorriu menos do que durante a campanha, parecendo mais sério já como presidente eleito.Obama parabenizou o candidato derrotado, disse que McCain "trabalhou duro" durante a campanha e que quer trabalhar junto com o rival na Casa Branca. Ele também parabenizou seu candidato a vice, Joe Biden, sua mulher, Michelle Obama, e sua família.
Conheça a trajetória de Joe Biden, vice-presidente eleito dos EUA
Conheça a trajetória de Michelle Obama, próxima primeira-dama dos EUA Obama disse que o caminho que os Estados Unidos têm à frente é difícil e pediu "unidade" para enfrentar os desafios. "Nossa escalada vai ser íngreme. Nós não chegaremos lá em um ano nem em um mandato, mas, América, eu nunca estive tão esperançoso como nesta noite em que nós estamos aqui", disse. O presidente eleito afirmou que é hora de "sonhar novamente o sonho americano". Ele repisou várias vezes o "Yes, we can" (sim, nós podemos), um dos lemas de sua campanha, e disse que "tudo é possível".
Projeção
A projeção da rede CNN foi divulgada às 22h de Chicago (2h em Brasília), mesmo momento em que foram fechadas as urnas do importante estado da Califórnia. Lá, as projeções mostram que Obama garantiu os 55 votos no Colégio Eleitoral.
Outras redes de TV divulgaram projeções semelhantes logo em seguida.
Pouco depois, o senador McCain fez discurso em Phoenix, Arizona, admitindo a derrota. Ele disse que telefonou para Obama cumprimentando-o pela vitória.
Acompanhado de sua mulher, Cindy, e de sua candidata a vice, Sarah Palin, ele parabenizou publicamente Obama e se colocou à disposição do rival para ajudá-lo.
O discurso de McCain foi assistido com muita atenção no Grant Park, onde eleitores de Obama já se concentravam para festejar a vitória e esperavam a fala de Obama.
O candidato derrotado foi bastante aplaudido quando disse que ia respeitar o resultado das urnas. O único momento de vaia foi quando o republicano agradeceu a Sarah Palin.
O presidente George W. Bush também cumprimentou seu sucessor pela vitória eleitoral, informou a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, fez o mesmo. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, felicitou Obama e manifestou desejo de restabelecer diálogo. (veja a repercussão da vitória de Obama entre líderes de países). O Vaticano declarou que espera "Deus ilumine" Barack Obama, para que possa "corresponder às grandes expectativas depositadas nele."
Veja fotos da festa da vitória democrata
Aos 42 anos, Obama entra para a história depois de uma longa campanha, iniciada nas prévias do partido democrata, disputadas com a ex-primeira-dama Hillary Clinton. Um ano antes das eleições, o agora presidente-eleito ainda era desconhecido da maior parte dos Estados Unidos.
Por que a eleição de um negro para a Presidência dos EUA é histórica? Ele concorreu fazendo um apelo por “mudança”, palavra chave da sua campanha, e conseguiu empolgar o eleitorado, especialmente os mais jovens, com propostas de rompimento com o atual governo. Em Chicago, o G1 acompanhou o dia de votação , que parecia uma decisão de copa do mundo. Por toda a cidade as pessoas vestiam azul e carregavam símbolos da campanha democrata. Obama deve ter mais de 20 pontos percentuais de vantagem no Estado de Illinois. À noite, no Grant Park, os obamistas fizeram uma "contagem regressiva" para esperar o anúncio de que Obama era o virtual eleito.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Obama e McCain enfrentam-se em eleição presidencial histórica nos EUA
Do G1, em São Paulo*
Depois de um início de campanha equilibrado, a chapa democrata, de Barack Obama e Joe Biden, está à frente nas últimas pesquisas eleitorais, mas o candidato não quer "cantar vitória" contra os republicanos John McCain e Sarah Palin, que subiram alguns pontos nas intenções de votos nos últimos dias e apostam numa "virada" de última hora. A votação já começou nos estados de New Hampshire e Vermont, no nordeste do país. O dia de votação nos Estados Unidos começou nos pequenos municípios de Dixville Notch e Hart's Location (New Hampshire), seguindo uma antiga tradição . Os votos das poucas dezenas de eleitores foram contados e Obama venceu nos municípios.
Em Vermont, os locais de votação abriram as portas às 5h desta terça-feira (hora local e 8h de Brasília). A votação começou na área de Bennington, informou a diretora da zona eleitoral, Michele Hogan. Além disso, os eleitores americanos renovarão um terço do Senado e toda a Câmara de Representantes. Segundo as pesquisas, os democratas devem manter a maioria legislativa. A maioria dos colégios eleitorais da costa leste dos Estados Unidos deve abrir as portas entre as 10h GMT e as 12h GMT (8h e 10h de Brasília). O restante dos Estados Unidos deve começar a votar entre as 11h e 13h (de Brasília), seguidos pelo Alasca e o Havaí. As primeiras projeções dos canais de televisão locais são aguardadas para depois das 19h da costa leste americana (21h de Brasília).
Qualquer que seja o resultado, esta será uma eleição histórica: pode dar aos EUA o primeiro presidente negro, Obama, ou o presidente mais velho a ser empossado, McCain, de 72 anos.
Não é à toa que a campanha eleitoral de 2008 se converteu na mais cara da história dos EUA, com US$ 1,3 bilhão gasto desde as primárias. As prévias foram acirradas, principalmente com a disputa entre Obama e Hillary Clinton no Partido Democrata, e alguns dos principais favoritos acabaram "caindo" no meio do caminho.
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Cúpula Ibero-Americana discute Juventude e Desenvolvimento
Brasília, 31/10/2008 - A XVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, se encerra nesta sexta-feira, em São Salvador, capital de El Salvador. Com o tema “Juventude e Desenvolvimento”, o evento propiciou o debate entre os representantes dos países ibero-americanos sobre a cooperação em áreas como capacitação e emprego, educação, cultura, saúde, segurança, direitos humanos e migração. O Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, esteve presente na Cúpula, acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A escolha do tema é de importância para os países participantes, em razão do expressivo número de jovens existentes nessas nações. Somente no Brasil existem cerca de 50 milhões de jovens. O Brasil compartilhou com os demais países sua experiência na formulação e implantação da Política Nacional de Juventude, lançada em 2005, e do projeto “Segundo Tempo”, que visa à integração social de jovens por meio do esporte.
Durante a reunião foi apresentado pela Organização Ibero-americana de Juventude, o Plano de Cooperação e Integração da Juventude da ibero-américa, que envolveu a discussão das políticas de integração das agendas governamentais.
Na Cúpula do ano passado, em Santiago do Chile, o ano de 2009 foi declarado “Ano Ibero-Americano da Juventude”. Desde abril deste ano, o tema juventude foi discutido por especialistas e ministros da área em reuniões setoriais preparatórias, como saúde, educação, cultura, turismo, gênero, meio ambiente, entre outros assuntos.
Fonte: http://www.juventude.gov.br