quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Parlamento Jovem inicia suas atividades


O Programa Parlamento Jovem empossou hoje os 78 estudantes do ensino médio que atuarão como deputados até sexta-feira na Câmara dos Deputados. Os jovens, com idade entre 16 e 22 anos, iniciaram os trabalhos nas comissões com a indicação dos presidentes e vices e a distribuição das relatorias dos projetos selecionados. Os estudantes vêm de escolas públicas e particulares de todo o País e participam de uma jornada parlamentar que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário. O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Danilo Moreira, integrou a mesa de abertura, presidida pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia.

Os participantes foram selecionados a partir da inscrição de projetos de lei nas áreas de agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo. Para o presidente do Parlamento Jovem de 2007, Johnny Silva Borges, de 20 anos, a oportunidade de ser deputado por uma semana é única e extraordinária. "Vi que políticos trabalham muito; que a política é necessária para a sociedade e ainda aprendi a escolher melhor meus representantes", explica.

O número de participantes é proporcional à representação parlamentar de cada estado. Durante o período da Legislatura, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções legislativas. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, tanto quanto possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.

Os deputados jovens são pré-selecionados pelas secretarias de educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. O projeto de lei deverá ser apresentado nas escolas e deverá versar sobre temas nas seguintes áreas: Agricultura e Meio-Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.

Ao final da cerimônia de posse, os parlamentares jovens receberam materiais sobre a I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude (texto base, cadernos temáticos e revista com as resoluções). A Conferência Nacional é um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade sobre os desafios do segmento juvenil e quais alternativas devem ser tomadas pelos governos para respondê-los.


O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, é regulado pelo Ato da Mesa nº 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, de iniciativa do Deputado Lobbe Neto. Neste ano, o evento ocorrerá durante o período de 10 a 14 de novembro.

Fonte: www.juventude.gov.br

Nenhum comentário: