terça-feira, 4 de novembro de 2008

Obama e McCain enfrentam-se em eleição presidencial histórica nos EUA

Próximo presidente pode ser o primeiro negro ou o mais velho da história.
Votação já começou em New Hampshire e Vermont.


Do G1, em São Paulo*


Nesta terça-feira (4), os norte-americanos irão às urnas para escolher seu 44º presidente, que cuidará, a partir de 20 de janeiro de 2009, de temas de relevância global, como a resposta à crise econômica e o destino da Guerra do Iraque.

Depois de um início de campanha equilibrado, a chapa democrata, de Barack Obama e Joe Biden, está à frente nas últimas pesquisas eleitorais, mas o candidato não quer "cantar vitória" contra os republicanos John McCain e Sarah Palin, que subiram alguns pontos nas intenções de votos nos últimos dias e apostam numa "virada" de última hora. A votação já começou nos estados de New Hampshire e Vermont, no nordeste do país. O dia de votação nos Estados Unidos começou nos pequenos municípios de Dixville Notch e Hart's Location (New Hampshire), seguindo uma antiga tradição . Os votos das poucas dezenas de eleitores foram contados e Obama venceu nos municípios.

Em Vermont, os locais de votação abriram as portas às 5h desta terça-feira (hora local e 8h de Brasília). A votação começou na área de Bennington, informou a diretora da zona eleitoral, Michele Hogan. Além disso, os eleitores americanos renovarão um terço do Senado e toda a Câmara de Representantes. Segundo as pesquisas, os democratas devem manter a maioria legislativa. A maioria dos colégios eleitorais da costa leste dos Estados Unidos deve abrir as portas entre as 10h GMT e as 12h GMT (8h e 10h de Brasília). O restante dos Estados Unidos deve começar a votar entre as 11h e 13h (de Brasília), seguidos pelo Alasca e o Havaí. As primeiras projeções dos canais de televisão locais são aguardadas para depois das 19h da costa leste americana (21h de Brasília).



Qualquer que seja o resultado, esta será uma eleição histórica: pode dar aos EUA o primeiro presidente negro, Obama, ou o presidente mais velho a ser empossado, McCain, de 72 anos.

Não é à toa que a campanha eleitoral de 2008 se converteu na mais cara da história dos EUA, com US$ 1,3 bilhão gasto desde as primárias. As prévias foram acirradas, principalmente com a disputa entre Obama e Hillary Clinton no Partido Democrata, e alguns dos principais favoritos acabaram "caindo" no meio do caminho.

Nenhum comentário: