sexta-feira, 4 de abril de 2008

Ato político pela reconstrução da sede da UNE e UBES




O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) demonstrou todo seu apoio à campanha “UNE e UBES de volta pra casa” na manhã desta quinta-feira (03/04) no Salão Negro da Câmara dos Deputados. O parlamentar participou de um ato político pela reconstrução da sede da União Nacional dos Estudantes (UNE) e União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) na Praia do Flamengo, no Rio de Janeiro. UNE e UBES perderam a posse da sede em 1964, quando a ditadura militar invadiu, saqueou, incendiou e destruiu as instalações das entidades. O terreno foi recuperado recentemente na Justiça.
Rollemberg falou aos estudantes e seus representantes presentes ao ato sobre a importância dos militantes estudantis terem seu espaço de volta. “É um momento de muito simbolismo para o Brasil. A juventude deve ser protagonista das mudanças nesse país”, avaliou Rollemberg. O deputado também defendeu a participação da UNE e UBES nas conquistas não só para a juventude, como para toda a sociedade e ressaltou a mobilização da juventude para a consolidação da democracia no Brasil. “É preciso unir segmentos populares para avançar. Na política não existe espaço vazio. Muitas conquistas são feitas sob pressão. Este papel a UNE pode cumprir”, acredita Rollemberg, bastante aplaudido pelos estudantes ao final de seu discurso.
Desde a semana passada, os diretores da entidade, mobilizados em Brasília, conseguiram coletar assinaturas de apoio de 338 parlamentares. Essas assinaturas serão anexadas a uma carta, pedindo apoio e custeio à construção do prédio de 13 andares, arquitetado por Oscar Niemeyer.
O documento será enviado ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. “O que pudermos ajudar no parlamento para poder acelerar esse processo podem contar com a gente”, garantiu Rollemberg aos estudantes.

Integrante da Juventude Socialista Brasileira (JSB), o vice-presidente da UNE, Rildem Ramos, sustenta que reconstruir a sede é cicatrizar a última ferida aberta pela ditadura militar. “Mais que a nova sede, a UNE quer a promoção de um centro de ebulição política e cultural”.
Ascom do deputado Rodrigo Rollemberg - 03/04/2008

Nenhum comentário: