terça-feira, 1 de abril de 2008

Políticas públicas para juventude


1ª Conferência Distrital reuniu jovens de todo o DF nos dias 29 e 30 de março. Rollemberg foi um dos coordenadores da iniciativa

Durante a 1ª Conferência Distrital da Juventude, realizada nos dias 29/3 e 30/3, o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) ressaltou a importância de se discutir novas políticas públicas para os jovens, principalmente nas áreas de educação, saúde, emprego, cultura e lazer. "A juventude tem que ser sempre mais participativa para poder influenciar o processo político. Quando temos jovens atuantes, conseguimos construir um país melhor", afirmou o parlamentar.


Distribuídos em grupos de estudos, os jovens avaliaram problemas e discutiram soluções para seis tópicos, as chamadas bandeiras: família, sexualidade e diversidade; trabalho; educação, cultura, tempo livre e mídia; violência e drogas; cidades e meio ambiente; política e participação e liberdade democrática.

Também foram votadas as propostas que serão levadas para a 1ª Conferência Nacional de Juventude, prevista para o final do próximo mês, em Brasília, e escolhidos 15 delegados que irão apresentá-las e representar o Distrito Federal na discussão em âmbito nacional.

A coordenadora da Pastoral da Juventude da Arquidiocese do Distrito Federal, Monalisa Vieira, uma das representantes da sociedade civil na abertura da conferência, destacou a preocupação da entidade com educação do jovem, tanto em relação à aquisição do conhecimento quanto à formação ética e política. ”Queremos uma educação de qualidade, onde não se ensine só português e matemática, mas se ensine também o jovem a ter o próprio poder de decisão”, afirmou.

A 1ª Conferência Distrital de Juventude foi promovida pelo Governo do Distrito Federal, Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, Subsecretaria de Juventude e Movimentos e Organizações Juvenis. Mais de mil jovens de movimentos estudantis, religiosos e partidários participaram da conferência. A Juventude Socialista Brasileira do Distrito Federal também prestigiou o evento.

Ascom do deputado Rodrigo Rollemberg com agência Brasil - 31/3/2008


Nenhum comentário: