terça-feira, 15 de abril de 2008

Movimentos sociais do PSB convocam militância para participar de seus congressos




15/04/2008 - 07:44A
Comissão Executiva Nacional (CEN) do Partido Socialista Brasileiro (PSB) aprovou, em março passado, o calendário dos congressos, que serão realizados de abril a junho deste ano. Simultaneamente a esses eventos, os militantes dos movimentos sociais organizados deverão promover os congressos dos órgãos de representação da sigla.
Os segmentos sociais representados no PSB são: movimentos de Mulheres, Sindical, de Juventude, Populares, de Pessoas com Deficiência e de Raças/Etnias. Para cumprir as regras do Regimento Interno dos Órgãos de Representação, os movimentos terão que se organizar em nível municipal e estadual.
Para a secretária Nacional de Mulheres do PSB, Dora Pires, a realização dos congressos é uma oportunidade para se continuar a discussão relacionada à política de gênero dentro do Partido. “É importante que os presidentes do PSB apóiem os movimentos sociais, por meio dos congressos nos estados e municípios, e também as mulheres devem reivindicar esse apoio junto aos dirigentes partidários”, destacou Dora.
Ela lembra que a Secretaria de Mulheres existe há 9 anos no PSB e vem, ao longo desses anos, trabalhando pelo fortalecimento do Movimento e incentivando a ocupação de espaços pelas mulheres. “Ainda temos que avançar muito nesse sentido, para que as mulheres estejam organizadas nas três esferas de poder do País, além do combate à discriminação no trabalho e à violência contra as mulheres”, observou. “Faço votos para que haja um estímulo do Partido para que as mulheres se organizem e que elas cobrem isso das estruturas partidárias dos Estados e municípios.”
INTERAÇÃO
Já o secretário Nacional da Juventude, Josué Freitas, entende que a realização dos congressos resultará na melhor organização dos movimentos sociais representados no PSB. “Agora estamos regulamentados e devidamente institucionalizados. Isso permitirá uma atuação mais organizada dos movimentos dentro do Partido, tanto interna quanto externamente”, explicou. De acordo com Josué, as ações desenvolvidas pelos segmentos sociais ligados ao PSB não eram feitas de forma coordenada e em sincronia com a direção partidária.
“Embora desenvolvêssemos algumas frentes, como no movimento estudantil e no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para a juventude, ou ações institucionais, não tínhamos condições de atuar de forma mais coesa, interagindo com as instâncias partidárias – o que será possível agora”, justificou. “Em contrapartida, teremos do PSB mais atenção com os trabalhos desenvolvidos pelos segmentos sociais.”
DIFERENÇA
De acordo com o secretário Sindical do PSB, Joilson Cardoso, as regras para manter o direito de representação no Partido se diferem, de acordo com a realidade de cada segmento social. “Por exemplo: todos os movimentos sociais terão que formar, pelo menos, 5% de filiação em cada direção municipal constituída pelo PSB, com exceção do Movimento Sindical que, em vez disso, terá que constituir sua cota de 5% em núcleos”, afirmou o sindicalista.
Ele informou que, no plano estadual, os movimentos terão que se organizar em pelo menos 20% dos municípios, constituídos por congresso. O Movimento Sindical terá que constituir pelo menos 20% de núcleos, enquanto os outros movimentos terão que constituir este percentual em cotas de filiados.
CRITÉRIOS
Com relação à série de núcleos sindicais que serão constituídos por todo o Brasil, Joilson esclareceu que será formada por sindicalistas que militam na corrente do Sindicalismo Socialista Brasileiro (SSB), braço sindical do Partido. “Os núcleos sindicais serão a ‘célula-base’ de nossa organização, que se equipara – em importância – aos núcleos de base do PSB, que é uma proposta organizativa do Partido Socialista Brasileiro”, detalhou Joilson.
Conforme o secretário sindical do PSB, os núcleos sindicais serão organizados conforme cada categoria. “Serão cinco tipos de núcleos, de acordo com o local de trabalho, o município, a região dos militantes e por temas – ou seja, núcleos temáticos.”
Para consultar as regras da constituição de núcleos sindicais e dos congressos sindicais estaduais, clique aqui. E conheça, aqui, o Regimento Interno dos Segmentos Sociais do PSB.
EMPENHO
Contando com o apoio da direção nacional, os secretários que representam os movimentos organizados na Executiva Nacional do PSB estão empenhados em promover uma organização que cumpra os critérios destes movimentos pelo Diretório Nacional. Segundo eles, o crescimento dos movimentos sociais do PSB e a sua organização são de extrema relevância para o Partido, pois representam a verdadeira inserção da sigla na sociedade brasileira, promovendo o diálogo entre o partido e o povo.

José Roberto Azambuja - Assessoria de Comunicação do PSB

Nenhum comentário: