terça-feira, 1 de abril de 2008

A nova cara brasiliense

Congresso debate o que pensa e o quer a população com até 29 anos
Manoela Alcântara(Jornal de Brasilia)
Cerca de 50,5% milhões de brasileiros têm entre 15 e 29 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Mas quais são as necessidades dessa parcela da população? O que ela quer fazer para ajudar no desenvolvimento do País? Em Brasília, o primeiro passo para chegar às respostas dessas perguntas foi dado, ontem, na 1ª Conferência Distrital de Juventude. Centenas de jovens se reuniram no Centro de Convenções para mostrar o que pensam sobre a política, liberdade democrática, meio ambiente, família, sexualidade, trabalho, educação, cultura, violência, drogas, entre outros temas.
No início do evento, grupos de jovens fizeram uma manifestação para exigir que o governo atenda à maior reivindicação dos estudantes do DF: o passe livre. "Nós consideramos que a educação é uma responsabilidade do governo. Além das escolas de qualidade, é necessário que os estudantes tenham como chegar até as instituições de ensino. E isso deve ser custeado pelo governo", afirmou o secretário de comunicação da juventude do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Gabriel Villarim.
Já a estudante da Universidade de Brasília, Adriana Andrade, de 25 anos, foi até o evento representar a Associação Escoteira de Baden Powel. Ela acredita que o evento é importante para ouvir as idéias que os jovens têm. A dela, é discutir melhorias para o meio ambiente e a melhoria do transporte público. "Acredito que os jovens podem contribuir para a diminuição do aquecimento global e participar de políticas para isso. Quero também pedir melhorias no transporte público, começando pelo passe livre até um atendimento melhor das cidades satélites", disse.
A estudante de pedagogia da UnB, Alice Gollo, de 24 anos, acredita que a cidade ainda tem muito a oferecer aos jovens. "No plano Piloto até existem muitas coisas boas, mas nas cidades satélites faltam opções de lazer, cultura, esporte e incentivo para os estudos", enfatiza.
Caminho das pedras
De acordo com o governador do DF, José Roberto Arruda, o evento é importante para que se possa captar a visão dos jovens, o que eles querem, para, a partir daí, criar ações eficazes a esse público.
De acordo com o governador, é importante que o jovem saiba o papel que tem dentro da sociedade e não seja alienado. "Na minha época, existia uma politização muito grande. Nós tínhamos um inimigo a combater (a ditadura) e lutávamos por isso. Hoje, os jovens não têm muito claro quais são seus inimigos e estão sem foco. Isso precisa mudar", afirmou.
Arruda acredita que a juventude precisa se perguntar qual a contribuição quer dar para a sociedade. Segundo ele, além da ajuda para a elaboração de políticas públicas, o evento realizado este final de semana trará meios para identificar o porquê de alguns problemas e tentar saber o que os jovens pensam do que já está sendo feito para eles."
Só aqui no DF, abrimos 3 mil vagas para a bolsa universitária, porém, apenas 1,5 mil foram preenchidas, quero saber porque isso aconteceu? O governo também quer identificar o que os jovens pensam da UnB, o que acham do PAS (Programa de Avaliação Seriada da UnB) e outros programas realizados atualmente", explicou o governador.
Todas as reivindicações dos jovens de Brasília serão expostas em um documento que será finalizado hoje (30). Ele será entregue junto com os os pedidos de jovens de todo o País, na Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude que acontecerá, na cidade, entre os dias 27 e 30 de abril.

Publicado em: 30/03/2008

Nenhum comentário: