sexta-feira, 26 de setembro de 2008

José Geraldo vence eleições para Reitor da UnB

Resgate da utopia

Em entrevista concedida logo após o anúncio da vitória,José Geraldo fala sobre seu principal projeto para a universidade
Da Secretaria de Comunicação da UnB
Foto: Roberto Fleury/UnB Agência

José Geraldo de Sousa Júnior venceu o segundo turno da disputa pela Reitoria da Universidade de Brasília (UnB), com 51,61% dos pontos. Seu adversário, Márcio Martins Pimentel, conquistou 48,39%. O resultado foi anunciado pela Comissão Organizadora da Consulta (COC) às 3h, no Centro Comunitário Athos Bulcão.
Como primeiro passo, José Geraldo pretende aproximar a administração dos três segmentos e resgatar o projeto original da universidade. Ele também considera fundamental o papel dos estudantes durante a campanha. Confira, abaixo, a entrevista concedida logo após a divulgação.

UnB AGÊNCIA - Qual é o seu projeto para a universidade?JOSÉ GERALDO DE SOUSA JÚNIOR - O resgate da sua utopia. Quero humanizar a produção de conhecimento, que a instituição descubra na juventude brasileira e brasiliense o seu potencial generoso e vigilante. Foram os estudantes que mais rapidamente se deram conta do momento difícil que a universidade vivia e que mais rapidamente se mobilizaram, contagiando o resto da universidade.
Por isso, é preciso que professores e servidores tenham a consciência de sua responsabilidade com essa juventude e possa imprimir ao projeto da universidade a condição qualitativa para realizar a utopia. Esse é o sonho dos fundadores, é o sonho da continuidade da redemocratização.
Aqueles reitores da fundação e da redemocratização estão presentes neste momento em que novamente a universidade se recompõe e se reorienta para o futuro.
UnB AGÊNCIA - Qual foi a estratégia para conseguir uma votação tão alta e o crescimento do número de eleitores entre os professores?
JOSÉ GERALDO - A autenticidade, a afirmação de uma plataforma que se construiu no compartilhamento dos apoiadores, daqueles que vêem a universidade como o seu centro de referência. É a autenticidade do projeto, pois ele não foi construído artificialmente. Foi consultado nos seus momentos plenos de concretização e a comunidade percebeu isso na cultura da universidade.
Nós autenticamos as propostas no diálogo, no confronto das posições e nos debates. Esses momentos permitiram testar a autenticidade do projeto. Eu e meu vice somos antigos na casa. Temos trajetória e a comunidade percebeu isso.
UnB AGÊNCIA - Qual será o seu primeiro passo?
JOSÉ GERALDO - Construir imediatamente essa ponte do diálogo para resgatar a universidade para o seu projeto autêntico. Ela passou por momentos difíceis e, nessa transição, algumas fraturas foram expostas. É preciso consolidar essas rupturas e construir a passagem para o futuro da universidade. O reitor tem que abrir o diálogo, a interlocução. Deve se comunicar com todos os segmentos e afirmar o compromisso com o projeto que foi reconhecido e aprovado.
UnB AGÊNCIA - Qual foi a participação dos estudantes nessa vitória?
JOSÉ GERALDO - A participação foi a do contágio. Eles já se mobilizavam em torno do resgate do projeto autêntico da UnB, abriram a comunicação com a sociedade para mostrar que a instituição estava em um processo de descaminho, eles tiveram um protagonismo contagiante.
Eles se unificaram nessa experiência, distinguiram os projetos que estavam nos debates, percorreram sala a sala, mobilizaram servidores e professores e tiveram papel fundamental. O resultado disso é consagrador, mas é também uma tremenda responsabilidade porque pode frustrar essa expectativa.
UnB AGÊNCIA - A comemoração vai ser onde?
JOSÉ GERALDO - Já é aqui e aí é seguir o coração dos estudantes, ao lado dos professores e servidores.
O vice-reitor eleito, João Batista de Sousa, tem um discurso afinado com o de José Geraldo. Até então diretor licenciado do Hospital Universitário de Brasília (HUB), ele pretende voltar ainda esta sexta-feira, 26 de setembro, ao hospital e dar continuidade ao trabalho feito por pouco mais de um ano. Conheça algumas idéias de Batista.
UnB AGÊNCIA - Como o senhor pretende contribuir como vice-reitor? Qual será a primeira atitude?
JOÃO BATISTA DE SOUSA - A minha primeira atitude será conversar com os estudantes. A nossa tônica é uma gestão compartilhada, participativa, inclusiva, com a participação dos servidores, com a participação dos estudantes, dos professores. Estamos conscientes que ganhamos com a diferença pequena, que caracteriza esse processo da universidade e estamos cientes de que devemos governar para todos, para toda a universidade.

UnB AGÊNCIA – O senhor pretende seguir a política da gestão pro tempore de resolver os problemas do Hospital Universitário de Brasília (HUB)?
SOUSA – Pretendo resolver os problemas não só do HUB como de todos os órgãos de apoio. O hospital não vai ser separado da universidade. Nesse processo eleitoral, vimos que todos os órgãos da universidade, quando os candidatos visitavam, eles falavam com os diretores. No HUB, não. As pessoas não falavam com os diretores. E ele precisa ser incluído na universidade.

Nenhum comentário: