No ultimo dia 22 de dezembro de 2009, a Direção Executiva Regional do PSB - DF, reuniu - se na sede nacional do PSB para analizar o Relatorio do Conselho de Ética Fidelidade Partidaria e decidiu por unanimidade acatar o parecer do conselho pela EXPULSÃO do Deputado Rogério Ulysses.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
Nota a Militância do PSB/DF
No ultimo dia 22 de dezembro de 2009, a Direção Executiva Regional do PSB - DF, reuniu - se na sede nacional do PSB para analizar o Relatorio do Conselho de Ética Fidelidade Partidaria e decidiu por unanimidade acatar o parecer do conselho pela EXPULSÃO do Deputado Rogério Ulysses.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
FORA ARRUDA! A Luta Continua!
CONVIDAMOS TODOS A PARTICIPAR DOS ATOS E MANIFESTAÇÕES DO MOVIMENTO “FORA ARRUDA E PAULO OTÁVIO”. Marcos Dantas. Dia 12/12 - (sábado) – concentração às 9h Realização de uma grande carreata, saindo do estádio Mane Garrincha até a Residência Oficial de Águas Claras.
Marcos Dantas - presidente
PSB é FORA ARRUDA!
O Partido Socialista Brasileiro convida todos os militantes do Distrito Federal à participarem das manifestações.
FORA ARRUDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Retratos da Covardia
Violência Policial no Ato Fora Arruda
O vídeo é impressionante, e mostra a truculência com que a polícia agiu, tanto com os cidadãos que estavam presentes, quanto com a imprensa.
http://vimeo.com/8087713
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
sexta-feira, 4 de dezembro de 2009
PSB-DF quer impeachment de Arruda
“O PSB quer se associar às demais forças que pedem o afastamento de Arruda. Pela história do partido, não podia ser diferente. Peço que a Câmara tenha sensibilidade e que entenda que a cidade está perplexa com essa situação”. Patrício lembra que a postura do PSB fortalece a luta pela moralidade. “Este é o sétimo pedido que recebemos e o apoio do PSB é importantíssimo para a condução do processo”, explica.
quarta-feira, 2 de dezembro de 2009
NOTA DA JUVENTUDE SOCIALISTA BRASILEIRA - JSB
Brasília, 02 de dezembro de 2009
JUVENTUDE SOCIALISTA BRASILEIRA
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
sexta-feira, 27 de novembro de 2009
PEC DA JUVENTUDE - A JUVENTUDE QUER!
O objetivo da visita, que contou tambem com o Senador Paulo Paim(PT-RS) , foi pedir agilidade na aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 138/03, conhecida como PEC da Juventude. Ela assegura aos jovens brasileiros com idade entre 15 e 29 anos prioridade em direitos como saúde, alimentação, educação, lazer, profissionalização e cultura, entre outros.
Segundo Gabriel Vilarim, que representa a JSB no Congresso, a aprovação da PEC vai gerar reflexos significativos no andamento de outras porpostas. "Quem faz o debate hoje, tanto do Estatuto quanto do Plano Nacional, precisa, de certa forma, desta sinalização de que o parlamento brasileiro de fato está preocupado em garantir a seguridade das políticas públicas de juventude. Já passou a hora do jovem ser reconhecido como sujeito de direitos de forma correta. Vamos até o fim nesta luta", afirmou.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
#Confecom é debatida na Fundação João Mangabeira
quarta-feira, 18 de novembro de 2009
sexta-feira, 2 de outubro de 2009
Nota Direção Executiva Nacional do PSB
"Na data de hoje, atendendo a deliberação da Executiva Nacional do PSB, o deputado Ciro Gomes, nosso pré-candidato à Presidência da República, transferiu seu domicílio eleitoral para a cidade de São Paulo, onde já mantém residência.
Essa decisão, que atende a interesses supra-partidários, visa ao fortalecimento político e eleitoral das forças de esquerda e progressistas e considera a importância política, econômica e eleitoral do Estado de São Paulo como polo de qualquer projeto de poder em nosso país.
Ao mesmo tempo em que contempla o apelo de partidos irmãos, leva para São Paulo o debate em torno da pré-candidatura de Ciro Gomes à Presidência da República, como a contribuição do PSB ao dever de todas as forças progressistas e democráticas que é o de evitar que o País volte a ser governado pelo passado.
Com essa transferência de domicílio o deputado Ciro Gomes encerra uma fase de sua vida política, e reitera sua comovida gratidão ao povo cearense, que o trouxe até aqui, e a cujos ideais de desenvolvimento permanecerá fiel".
Direção Nacional do Partido Socialista Brasileiro - PSB
quinta-feira, 1 de outubro de 2009
terça-feira, 29 de setembro de 2009
"Estatuto da Juventude deve ser construído com o apoio da sociedade"
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
Convocada a 1ª Conferência de Comunicação do Distrito Federal
É preciso que tenhamos consciência de que esta luta que empreendemos é uma luta que exige muita consciência e muita fé nas idéias que defendemos, pois, pelo volume do que se joga contra nós, a tendência seria a de desistir e de desanimar. Mas muitos desanimarão no meio do caminho, pois isso é uma coisa prática, mas sei e tenho certeza que os que possam desanimar e nos deixar no meio da caminhada não perderão a capacidade de reflexão, ajudando a construir uma unidade que não seja só nossa, que não seja das direções partidárias, sindicais, estudantis. Uma unidade que seja aquela da consciência do nosso povo, unido para construir o Brasil e dizer que a Nação brasileira existe e haverá de ser consolidada pelas grandes massas populares que dela nunca participaram, marginalizadas que foram.
As elites não querem a Nação. Querem alianças para fora. Nós queremos juntar o povo, impor a idéia da nação popular e democrática que o nosso partido defende.
Muito obrigado a vocês.
*Miguel Arraes de Alencar, Recife – PE, outubro de 1991.
terça-feira, 15 de setembro de 2009
Seminário na Câmara debate Estatuto da Juventude
SEMINÁRIO:
ESTATUTO DA JUVENTUDE – DESAFIOS DA SUA IMPLEMENTAÇÃO
O Deputado Federal Rodrigo Rollemberg (PSB/DF) convida Vossa Senhoria para participar da etapa distrital do Seminário: Estatuto da Juventude – Desafios da Sua Implementação, que tem como objetivo debater questões pertinentes aos assuntos de Políticas Públicas a serem implementadas no Estatuto da Juventude, PL 4529/2004.
O evento ocorrerá no dia 24 de setembro, às 9h, no auditório Freitas Nobre, Anexo IV, da Câmara dos Deputados.
Palestrantes:
- Danilo Moreira – Secretário Adjunto da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da Republica
Tema: Instituição do Sistema Nacional de Juventude
- David Barros – Presidente do Conselho Nacional de Juventude
Tema: Fortalecimento dos Conselhos
- Alex Nazaré – Assessor da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria Geral da Presidência da Republica.
Tema: Criação da rede nacional de juventude (Entidades construtivas, direitos e deveres)
- Celina Leão – Secretária Executiva da Frente Parlamentar de Políticas Públicas de Juventude da Câmara Legislativa do Distrito Federal
Tema: Politicas Públicas para a Juventude
- Miriam Abramovay – Consultora da Ritla
Tema: Desafios da Juventude, Projetos e Inclusão Social
Confirmações: 3215.9654/3215.9666/3215.9659
jonia.pompeu@camara.gov.br patricia.lemos@camara.gov.br flavia.leal@camara.gov.br gabriel@rollemberg.com.br
Comunidade virtual debate Estatuto da Juventude
Temas centrais
Atualmente, as discussões estão concentradas em dois temas: Sistema Nacional de Juventude e Políticas Públicas para a Juventude. O assunto que tem estimulado maior debate entre os jovens é participação juvenil, seguido de educação, esporte e cultura. As sugestões vão desde a articulação entre jovens, políticos locais e membros de ONGs em escolas, inclusão no ensino educacional da cultura política e acompanhamento da atuação dos políticos locais, até a institucionalização e fortalecimento do Sistema Nacional de Juventude.
Democracia eletrônica
Os projetos de e-democracia ganham cada vez mais espaço em todo mundo ao oferecerem às instituições públicas a possibilidade de criarem diferentes ambientes de participação popular. Dessa forma, é possível, por exemplo, a construção de um novo relacionamento entre parlamento e sociedade.
Espaços como o e-democracia permitem ao cidadão participar a qualquer momento, de qualquer lugar, seja de casa, da biblioteca de sua escola ou universidade, telecentros e mesmo de lan houses.
sábado, 5 de setembro de 2009
Deputados debatem Estatuto da Juventude nos estados
Brasília - A Câmara dos Deputados está realizando audiências públicas nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal para debater o Estatuto da Juventude. Os debates estaduais iniciaram dia 31 de agosto, no Ceará, e ocorrem até o dia 4 de outubro.
segunda-feira, 31 de agosto de 2009
Curso de Políticas Públicas para a Juventude começa em Brasília
FMJ contribui para formação de gestores em Políticas Públicas de Juventude
segunda-feira, 17 de agosto de 2009
Semana Miguel Arraes
Durante o mês de agosto a Juventude Socialista Brasileira está desenvolvendo diversas atividades pelo país, voltadas a sensibilização comunitária para as causas socialistas. Relembramos a importância das seguintes datas:
Dia 6 - Data de Fundação do PSB
Dia 11 - Dia do Estudante
Dia 12 - Dia Nacional da Juventude
Dia 13 - Dia em que perdemos o Lider Arraes
Participe das atividades em sua cidade! Militantes da JSB-DF também estão programando atividades especiais para essa data! Não fique de fora!
quarta-feira, 5 de agosto de 2009
Deputado Glauber Braga discursa em defesa do estatuto da Juventude
O deputado Glauber Braga, do PSB do Rio de Janeiro, fez discurso nessa quinta-feira, dia 05 de agosto, na Câmara dos Deputados, a favor do Estatuto da Juventude.
Segue o discurso na íntegra:
O SR. PRESIDENTE (Inocêncio Oliveira) Concedo a palavra ao nobre Deputado Glauber Braga.O SR. GLAUBER BRAGA (Bloco/PSB-RJ. Pela ordem. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Sras. e Srs. Deputados, quero registrar aqui que, nos meses de agosto e setembro deste ano de 2009, vão estar sendo realizadas por todo o Brasil audiências públicas, que vão ter como objetivo discutir o projeto que se chama Estatuto da Juventude, o Projeto de Lei nº 5.429, do ano de 2004.Recebi correspondência, ofício da Relatora da Comissão Especial, a Deputada Federal Manuela d'Ávila, para que pudesse coordenar os trabalhos dessa audiência pública no Estado do Rio de Janeiro. Assumimos essa tarefa com a certeza de que o Estatuto da Juventude vai ser um passo importantíssimo para que tenhamos reconhecido de forma plena o direito dessa importante parcela da população brasileira.Além do Estatuto, temos que agora fazer um trabalho intensivo no que diz respeito a todas as políticas que têm avançado no Governo Federal e que, de alguma forma, possam beneficiar esse importante segmento da sociedade.
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Mais um ano de congressos estudantis, nossas honrosas entidades representativas novamente conclamam os estudantes de todo país a se engajar afim de debater as propostas e os rumos de suas organizações representativas pelos anos seguintes.
quarta-feira, 3 de junho de 2009
Câmara deve colocar em votação projetos de interesse da juventude
(02/06/2009 - 20:57) Brasília - O presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer, recebeu nesta terça-feira o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve). Eles pediram a votação dos marcos legais da Política Nacional de Juventude. O grupo foi acompanhado por representantes das juventudes partidárias, por gestores de políticas públicas estadual e municipal, pelo líder partidário, Rodrigo Rollemberg (PSB/DF), além do Secretário Nacional da Juventude. O Conselho pediu a aprovação do Plano Nacional de Juventude, que prevê políticas de governo para os jovens pelos próximos dez anos; do Estatuto da Juventude, que estabelece direitos e deveres da juventude; e a instituição da Semana Nacional da Juventude. Temer prometeu atender ao pleito e afirmou que a Semana Nacional será realizada ainda este ano entre os dias 23 e 30 de setembro na Câmara, quando será colocado em votação o projeto 4530 de 2004, que cria o Plano Nacional da Juventude. Membro do Conselho, Solisângela Montes, destacou a importância do legislativo na garantia dos direitos do segmento. “Os jovens estão expostos a inúmeros problemas sociais, como desemprego, violência, por isso, o Estado deve protegê-los”, defendeu. Para o representante da Juventude Socialista Brasileira no Congresso, Gabriel Villarim, apesar do governo ter estabelecido uma série de programas que garantiram avanços políticos para o setor, o parlamento não pode ficar aquém desta contribuição. Letícia Alcântara |
segunda-feira, 20 de abril de 2009
PSB dá início a Curso de Formação Política em São Sebastião
O curso, que será realizado no Instituto Arthur Andrade, em São Sebastião, será uma oportunidade de encontros, debates e estudo para militantes, lideranças e simpatizantes do PSB-DF.
Dr. Abreu, presidente do Diretório Regional de São Sebastião, e Dr. Ricardo Attuch, assessor do Secretário de C&T para Inclusão Social Joe Valle, iniciaram as falas apresentando a proposta do curso.
O deputado Rodrigo Rollemberg, que compareceu na abertura do curso, parabenizou a iniciativa da Secretaria de Mulheres do PSB-DF e do Diretório de São Sebastião. "O PSB tem que fazer a dferença. E nós devemos nos diferenciar principalmente na formação política dos nossos militantes. Para criarmos o novo modelo de desenvimento que queremos, com foco na distribuição de renda, devemos estruturar e roforçar nossas bases, por meio de cursos de formação política".
Os cursos acontecerão nos próximos domingos, a partir das 9:30 da manhã, no Instituto Arthur Andrade, em São Sebastião.
Informações: 9161-7965 ou 9652-3001
sexta-feira, 17 de abril de 2009
JSB é representada no programa do Partido
quarta-feira, 8 de abril de 2009
PSB do Recanto das Emas faz jantar de confraternização
terça-feira, 7 de abril de 2009
Governo federal concede anistia a Miguel Arraes
03/04/2009 - 07:19
O ex-presidente Nacional do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e ex-governador de Pernambuco Miguel Arraes foi declarado anistiado político. A portaria que reconhece a condição foi assinada nesta quarta-feira (1º), no Recife, pelo ministro da Justiça, Tarso Genro.
A assinatura do documento fez parte da 20ª Caravana da Anistia, promovida pela Comissão de Anistia do Ministério da Justiça. O evento – que contou com a presença da viúva do político, Magdalena Arraes – ocorreu no Palácio do Campo das Princesas exatamente 45 anos depois de o ex-governador de Pernambuco ter sido deposto e retirado do palácio pelo golpe militar, em 1º de abril de 1964.
Miguel Arraes foi preso na Ilha de Fernando de Noronha, depois de deposto, e passou 12 anos exilado na Argélia. Retornou ao Brasil com a Lei da Anistia e foi eleito outras duas vezes governador de Pernambuco.
O ato arrancou lágrimas do e presidente Nacional do PSB e governador do Estado, Eduardo Campos, que é neto de Arraes. Eduardo Campos, em sua gestão, indenizou 32 ex-presos políticos pernambucanos com valores que variam de R$ 7 mil a R$ 30 mil. Somente na sua administração, o total de indenizados correspondeu a 169.
O governador falou, durante a cerimônia, em nome de muitos pernambucanos que sofreram os revezes do período da ditadura militar pela reconstrução da democracia do país: “Pernambuco sempre teve vocação pelas lutas libertárias e por isso pagou muito caro. Aqui estamos, 45 anos depois, para prestar homenagens a companheiros que tiveram papéis decisivos. Pessoas que doaram suas vidas e existência para fazer da política a derrota da intolerância, do autoritarismo e da exclusão”, disse ao fazer uma importante ligação da data com o ano que se presta homenagem aos 100 anos de Dom Hélder Câmara, ícone representativo dessas lutas democráticas.
"O Brasil pede hoje desculpas oficiais pelos erros cometidos contra Miguel Arraes, seus familiares e seus amigos", afirmou o presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão Pires Júnior, na solenidade que homenageou o político, falecido em 2005.
Perdão
A concepção tradicional da anistia, de que é um perdão que o Estado concede, explicou o ministro da Justiça, Tarso Genro, foi forjada pelos juristas tradicionais. "A concepção de anistia que trabalhamos é a concepção de que quem pede perdão é o Estado", destacou.
"Se o Estado pensa que está perdoando, na verdade está dizendo que aquelas pessoas foram criminosas ou que merecem uma comiseração do Estado". O governo de Pernambuco doou acervo do Instituto de Criminalística ao Projeto Memorial da Caravana da Anistia e foi descerrada uma placa, no hall de entrada do palácio do governo, lembrando a deposição de Arraes pelo governo militar, com a seguinte inscrição: “Neste Palácio, o governador Miguel Arraes de Alencar resistiu ao golpe militar de 1º de abril de 1964, sendo deposto, preso e exilado, por se recusar a renunciar ao mandato popular que lhe fora outorgado pelos pernambucanos”.
A Caravana da Anistia foi lançada em abril do ano passado e já percorreu 11 estados. A Comissão de Anistia, criada em 2002, apreciou cerca de 45 mil do total de 64 mil requerimentos apresentados solicitando indenização por perseguição política. Um total de 29 mil brasileiros foram anistiados, dos quais cerca de 12 mil tiveram reparação econômica por danos comprovados.
Com informações da Agência Estado
Portal PSB
terça-feira, 31 de março de 2009
MEC propõe modificações no modelo de avaliação para ingresso em universidades
31/03/2009 - 08:52
O Ministério da Educação (MEC) apresenta nesta semana, a reitores de universidades federais, uma proposta de substituição do vestibular tradicional por um modelo semelhante ao do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo da nova avaliação é exigir dos candidatos mais análise e raciocínio, ao contrário da memorização de conteúdo cobrada nas provas que são aplicadas atualmente.Para o deputado federal Rogério Marinho (PSB-RN), a medida é de grande relevância. Ele avalia, no entanto, que qualquer modificação no sistema educacional deve ser conduzida com muito cuidado. “Precisamos ouvir todos os envolvidos nesse processo, além de dar tempo para que alunos e até as próprias universidades se adaptem ao novo sistema”.Ao falar da avaliação, o socialista elogiou o Enem, que classificou como “um teste de alto nível, que visa medir a capacidade de conhecimento e raciocínio do estudante".A previsão do MEC é que o novo modelo também ajude a reorganizar o currículo do ensino médio e permita maior mobilidade de estudantes entre as universidades. De acordo com a proposta, a prova seria aplicada em um único dia, atendendo a todas as instituições de ensino superior do país, mediante adesão.
Tatyana Vendramini - Assessoria de imprensa da Liderança do PSB na Câmara
sexta-feira, 13 de março de 2009
Reunião da Direção Nacional
terça-feira, 3 de março de 2009
Ciro Gomes debate crise nesta quarta-feira
Assessoria de Imprensa da Liderança do PSB na Câmara
segunda-feira, 2 de março de 2009
PSB define projetos prioritários para votação na Câmara dos Deputados
sexta-feira, 30 de janeiro de 2009
João Goulart foi vigiado até pela empregada no exílio
Documentos inéditos indicam que serviço secreto uruguaio monitorava Jango dentro de sua própria casa. Papéis mostram também que, um mês antes de morrer, ex-presidente brasileiro renunciou ao asilo político
Rodrigo Rangel - Revista Época
O papéis foram obtidos junto ao governo uruguaio pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos do Brasil. Para o presidente da entidade, o advogado Jair Krischke, o material mostra o esforço dos serviços secretos do Cone Sul, à época sob o comando de governos militares, para vigiar políticos inimigos e reforça as suspeitas de que Jango possa ter sido assassinado. “É estranha a coincidência. Com o fim do asilo, a ditadura uruguaia estava livre de qualquer cobrança futura de responsabilidades sobre a segurança de Jango”, afirma Krischke, ele próprio um ex-perseguido da ditadura.
Para Krischke, um dos dados mais relevantes dos documentos está na suposta cooperação da empregada de Jango com os agentes secretos uruguaios. “Em todos os documentos, o nome dela é o único nome que aparece entre aspas, o que indica que na verdade poderia se tratar de um codinome”, diz. Segundo ele, familiares de Jango confirmam que o ex-presidente tinha realmente uma empregada chamada Margarita.
Todo o material será entregue nesta sexta-feira ao Ministério Público Federal. Procuradores do órgão no Rio Grande do Sul conduzem uma investigação destinada a apurar a suspeita de que Jango possa ter sido morto pela chamada Operação Condor, como ficou conhecida a articulação entre serviços secretos dos países sul-americanos durante os anos de chumbo.
Um ex-agente de inteligência do governo uruguaio preso no Rio Grande do Sul afirma que Jango foi envenenado. Mario Barreiro, que cumpre pena no Brasil por tráfico de armas e roubo, diz ter participado da suposta operação que teria culminado na morte do ex-presidente brasileiro.