quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
Marcelo Serafim diz que vai às ruas para garantir os direitos dos estudantes
terça-feira, 16 de dezembro de 2008
PCdoB, PDT, PSB e PT lançam nota contra PDOT
A QUALIDADE DE VIDA NO DF
Na madrugada do último dia 13 de dezembro, o Distrito Federal sofreu um duro golpe: a proposta de Plano Diretor de Ordenamento Territorial, do governo de José Roberto Arruda e Paulo Octávio, foi aprovada na Câmara Legislativa. A nova lei representa uma afronta aos direitos ambientais das gerações atuais e futuras e uma vitória das grandes construtoras e especuladores imobiliários.
Tudo isso aponta para o estresse dos recursos hídricos, o aumento do fenômeno da conurbação e do inchaço populacional, da violência, do caos no trânsito e da formação das chamadas periferias de periferias. Em termos objetivos: o PDOT aponta claramente para a degradação da qualidade de vida e, em futuro não distante, para a completa inviabilidade da ocupação humana do Distrito Federal.
Chico Vigilante – Presidente do Partido dos Trabalhadores-DF
Cristovam Buarque – Presidente do Partido Democrático Trabalhista-DF
Rodrigo Rollemberg – Secretário Geral do Partido Socialista Brasileiro-DF
Apolinário Rebelo – Presidente do Partido Comunista do Brasil-DF
segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
PALAVRA DE ROLLEMBERG: PDOT de Arruda é contra o futuro do DF
Lideranças vinculadas às áreas ambiental, urbanística e social assistiram estarrecidas ao rolo compressor do governador Arruda e sua base parlamentar, durante a aprovação do novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), pela Câmara Legislativa, na madrugada do último sábado (13/12). De nada adiantaram os alertas de órgãos locais e federais sobre os prejuízos irreparáveis do plano ao meio ambiente, com a perspectiva de destruição da Área de Proteção de Mananciais do Catetinho e o avanço da mancha urbana sobre a zona rural; de nada valeram também as críticas à elitização do setor Noroeste, concebido para atender somente os segmentos de alta renda: na decisão de Arruda, Paulo Octávio e seus distritais, prevaleceram a insensatez e o lobby da especulação imobiliária.
Representei junto ao MPDFT para que solicitasse à Câmara o adiamento da votação. Agora, com a lei aprovada, cabe questioná-la junto ao Poder Judiciário. Mais que isso, é hora de todas as pessoas, instituições e forças políticas que lutam pela qualidade de vida e a justiça social unirem suas forças por melhores dias para a população do Distrito Federal.
terça-feira, 9 de dezembro de 2008
Rollemberg é o novo líder do PSB na Câmara
Por unanimidade, o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) foi escolhido como o novo líder do PSB na Câmara dos Deputados, em reunião no Plenário das Comissões. Ele substitui o colega Márcio França (SP), que passou os últimos dois anos à frente do colegiado, e assume o cargo no próxima legislatura.
“A minha vida inteira foi dedicada ao PSB. Me sinto preparado para este novo desafio e me comprometo a ouvir todos os parlamentares do partido. Quero fazer uma gestão compartilhada. Dar vida a bancada”, afirmou Rollemberg, que também elogiou o trabalho do deputado Márcio França (SP). Rollemberg declarou que quer uma bancada mais atuante nos projetos analisados pelo Legislativo. O parlamentar apresentou um documento propondo reuniões regulares para discutir a pauta do Congresso; debates mensais sobre temas nacionais, como as reformas tributária e política; intensificar a integração da bancada na Câmara dos Deputados com a bancada do Senado; e contribuir para o fortalecimento da bancada e do Bloco de Esquerda nos processos de negociação e articulação.
Ao final, Rollemberg agradeceu o apoio de seu pai (in memoriam) o ex-deputado, Armando Leite Rollemberg, “que sempre teve uma postura, simples e correta”, e aos companheiros Jamil Haddad, Miguel Arraes, Roberto Amaral e Eduardo Campos. “Todos me ajudaram na minha trajetória política".
Da Ascom do deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) - 9/12/2008
Manifestação contra o PDOT
MANIFESTO DO MOVIMENTO LÚCIO COSTA
POR UMA BRASÍLIA AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEL
Nos últimos anos, Brasília tem assistido, com grande apreensão, ao avanço da violência urbana, da especulação imobiliária, da degradação dos recursos hídricos, da devastação continuada de áreas de cerrado, do caos no trânsito, da poluição do ar e do sucateamento dos sistemas públicos de educação e saúde. Ao mesmo tempo, prosseguem as agressões a sua condição de Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, com a invasão de áreas públicas e o desrespeito às características arquitetônicas da cidade.
– Defensores do Parque Ecológico Bernardo Sayão
– Conselho Comunitário da Asa Norte
– Instituto Sociocultural e Ambiental Arthur Andrade (ISAAA)
– Conselho da APA Gama Cabeça de Veado
– Conselho de Planejamento da XVI Região Administrativa – Lago Sul
– Associação de Proteção Urbana e Ambiental (APUA)
– Fórum das ONGs Ambientais – Pró-Federação
– Associação dos Moradores da QI 15 – Lago Sul
– Conselho de Preservação de Brasília (CONBRAS)
– Conselho Comunitário da Asa Norte
– Associação de Defesa do Meio Ambiente em Brasília
– Associação de Moradores do Park Way
– Conselho de Segurança do Park Way
– Prefeitura da SQS 314
– Prefeitura do Setor Comercial Norte
– ONG Mão na Terra
– Associação dos Produtores do Núcleo Rural de Taguatinga (APRONTAG)
– Movimento Pró-Bacia do Rio Descoberto
– Fundação João Mangabeira
PSB do PI investe em jovens prefeitos de olho em 2010
Nega-se que as articulações visem 2010, mas todos os novos prefeitos do partido têm sido procurados pela Juventude Socialista Brasileira (JSB), braço jovem do PSB, para que implantem em seus municípios políticas voltadas para os jovens.
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
segunda-feira, 1 de dezembro de 2008
JSB com Lula
quarta-feira, 26 de novembro de 2008
Entrevista ao JAP com Fabricio lopes
Projeto de lei prevê reparação do Estado à destruição da sede da Une e Ubes em 1964, trazendo reflexões sobre o papel do movimento hoje
CE aprova meia-entrada para estudantes e idosos com cota de 40% dos ingressos
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Projeto que regulamenta meia-entrada pode ser votado hoje
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado deve votar hoje (25) o projeto de lei que regulamenta a meia-entrada no país. Artistas e produtores teatrais que apóiam a proposta vão acompanhar a votação, marcada para as 11h no Congresso.
Agência Brasil
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
PEC da Juventude
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Parlamento Jovem inicia suas atividades
O Programa Parlamento Jovem empossou hoje os 78 estudantes do ensino médio que atuarão como deputados até sexta-feira na Câmara dos Deputados. Os jovens, com idade entre 16 e 22 anos, iniciaram os trabalhos nas comissões com a indicação dos presidentes e vices e a distribuição das relatorias dos projetos selecionados. Os estudantes vêm de escolas públicas e particulares de todo o País e participam de uma jornada parlamentar que inclui apresentação de projetos e emendas, debates e votação nas comissões e no plenário. O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Danilo Moreira, integrou a mesa de abertura, presidida pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Arlindo Chinaglia.
Os participantes foram selecionados a partir da inscrição de projetos de lei nas áreas de agricultura e meio ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo. Para o presidente do Parlamento Jovem de 2007, Johnny Silva Borges, de 20 anos, a oportunidade de ser deputado por uma semana é única e extraordinária. "Vi que políticos trabalham muito; que a política é necessária para a sociedade e ainda aprendi a escolher melhor meus representantes", explica.
O número de participantes é proporcional à representação parlamentar de cada estado. Durante o período da Legislatura, que tem a duração de cinco dias, os participantes têm a oportunidade de experimentar o dia-a-dia dos parlamentares brasileiros no desempenho de suas funções legislativas. O trâmite das proposições apresentadas pelos deputados jovens se dá de acordo, tanto quanto possível, com as normas regimentais vigentes na Câmara dos Deputados.
Os deputados jovens são pré-selecionados pelas secretarias de educação dos respectivos estados, por meio da apresentação de um projeto de lei. O projeto de lei deverá ser apresentado nas escolas e deverá versar sobre temas nas seguintes áreas: Agricultura e Meio-Ambiente; Saúde e Segurança Pública; Economia, Emprego e Defesa do Consumidor; Educação, Cultura, Esporte e Turismo.
Ao final da cerimônia de posse, os parlamentares jovens receberam materiais sobre a I Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude (texto base, cadernos temáticos e revista com as resoluções). A Conferência Nacional é um espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade sobre os desafios do segmento juvenil e quais alternativas devem ser tomadas pelos governos para respondê-los.
O Parlamento Jovem Brasileiro, instalado anualmente, é regulado pelo Ato da Mesa nº 49/04 e pela Resolução 12/03 da Câmara dos Deputados, de iniciativa do Deputado Lobbe Neto. Neste ano, o evento ocorrerá durante o período de 10 a 14 de novembro.
sábado, 8 de novembro de 2008
UNE e UBES na luta pela manutenção dos direitos da Carteira do Estudante.
2) criação de um conselho amplo formado por sociedade civil, governo, Movimento Estudantil e parlamento para regulamentar a emissão desta identificação e garantir a vigência do direito à meia-entrada.
quarta-feira, 5 de novembro de 2008
"A mudança chegou à América"
No discurso da vitória, o senador democrata disse que a "hora da mudança chegou à América".
Obama falou em Chicago, seu berço político, pouco depois das 23h no horário local (3h de quarta em Brasília). Uma hora antes, projeções indicaram sua vitória sobre o também senador John McCain, 72 anos, um republicano.
"O caminho à frente será longo. Nossa escalada será árdua. Podemos não chegar lá em um ano ou em um mandato, mas, América, nunca estive mais esperançoso do que nesta noite de que chegaremos lá," afirmou Obama.
Pelas projeções, Obama terá mais de 330 dos 538 votos no Colégio Eleitoral - o mínimo para ser eleito é 270 -, num resultado que confirma a tendência apontada pelas pesquisas de intenção de voto divulgadas até a véspera da eleição. Até o início da manhã desta quarta, a apuração estava concluída em poucos estados.
A posse do democrata está marcada para 20 de janeiro, encerrando oito anos de um impopular governo do republicano George W. Bush.
Obama discursou para uma multidão no Grant Park, em Chicago, às margens do Lago Michigan. Segundo estimativa da rede de televisão CNN, o público foi de 125 mil pessoas. A agência Associated Press estimou em 250 mil.
No palco, ele sorriu menos do que durante a campanha, parecendo mais sério já como presidente eleito.Obama parabenizou o candidato derrotado, disse que McCain "trabalhou duro" durante a campanha e que quer trabalhar junto com o rival na Casa Branca. Ele também parabenizou seu candidato a vice, Joe Biden, sua mulher, Michelle Obama, e sua família.
Conheça a trajetória de Joe Biden, vice-presidente eleito dos EUA
Conheça a trajetória de Michelle Obama, próxima primeira-dama dos EUA Obama disse que o caminho que os Estados Unidos têm à frente é difícil e pediu "unidade" para enfrentar os desafios. "Nossa escalada vai ser íngreme. Nós não chegaremos lá em um ano nem em um mandato, mas, América, eu nunca estive tão esperançoso como nesta noite em que nós estamos aqui", disse. O presidente eleito afirmou que é hora de "sonhar novamente o sonho americano". Ele repisou várias vezes o "Yes, we can" (sim, nós podemos), um dos lemas de sua campanha, e disse que "tudo é possível".
Projeção
A projeção da rede CNN foi divulgada às 22h de Chicago (2h em Brasília), mesmo momento em que foram fechadas as urnas do importante estado da Califórnia. Lá, as projeções mostram que Obama garantiu os 55 votos no Colégio Eleitoral.
Outras redes de TV divulgaram projeções semelhantes logo em seguida.
Pouco depois, o senador McCain fez discurso em Phoenix, Arizona, admitindo a derrota. Ele disse que telefonou para Obama cumprimentando-o pela vitória.
Acompanhado de sua mulher, Cindy, e de sua candidata a vice, Sarah Palin, ele parabenizou publicamente Obama e se colocou à disposição do rival para ajudá-lo.
O discurso de McCain foi assistido com muita atenção no Grant Park, onde eleitores de Obama já se concentravam para festejar a vitória e esperavam a fala de Obama.
O candidato derrotado foi bastante aplaudido quando disse que ia respeitar o resultado das urnas. O único momento de vaia foi quando o republicano agradeceu a Sarah Palin.
O presidente George W. Bush também cumprimentou seu sucessor pela vitória eleitoral, informou a porta-voz da Casa Branca, Dana Perino. O presidente da França, Nicolas Sarkozy, fez o mesmo. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, felicitou Obama e manifestou desejo de restabelecer diálogo. (veja a repercussão da vitória de Obama entre líderes de países). O Vaticano declarou que espera "Deus ilumine" Barack Obama, para que possa "corresponder às grandes expectativas depositadas nele."
Veja fotos da festa da vitória democrata
Aos 42 anos, Obama entra para a história depois de uma longa campanha, iniciada nas prévias do partido democrata, disputadas com a ex-primeira-dama Hillary Clinton. Um ano antes das eleições, o agora presidente-eleito ainda era desconhecido da maior parte dos Estados Unidos.
Por que a eleição de um negro para a Presidência dos EUA é histórica? Ele concorreu fazendo um apelo por “mudança”, palavra chave da sua campanha, e conseguiu empolgar o eleitorado, especialmente os mais jovens, com propostas de rompimento com o atual governo. Em Chicago, o G1 acompanhou o dia de votação , que parecia uma decisão de copa do mundo. Por toda a cidade as pessoas vestiam azul e carregavam símbolos da campanha democrata. Obama deve ter mais de 20 pontos percentuais de vantagem no Estado de Illinois. À noite, no Grant Park, os obamistas fizeram uma "contagem regressiva" para esperar o anúncio de que Obama era o virtual eleito.
terça-feira, 4 de novembro de 2008
Obama e McCain enfrentam-se em eleição presidencial histórica nos EUA
Do G1, em São Paulo*
Depois de um início de campanha equilibrado, a chapa democrata, de Barack Obama e Joe Biden, está à frente nas últimas pesquisas eleitorais, mas o candidato não quer "cantar vitória" contra os republicanos John McCain e Sarah Palin, que subiram alguns pontos nas intenções de votos nos últimos dias e apostam numa "virada" de última hora. A votação já começou nos estados de New Hampshire e Vermont, no nordeste do país. O dia de votação nos Estados Unidos começou nos pequenos municípios de Dixville Notch e Hart's Location (New Hampshire), seguindo uma antiga tradição . Os votos das poucas dezenas de eleitores foram contados e Obama venceu nos municípios.
Em Vermont, os locais de votação abriram as portas às 5h desta terça-feira (hora local e 8h de Brasília). A votação começou na área de Bennington, informou a diretora da zona eleitoral, Michele Hogan. Além disso, os eleitores americanos renovarão um terço do Senado e toda a Câmara de Representantes. Segundo as pesquisas, os democratas devem manter a maioria legislativa. A maioria dos colégios eleitorais da costa leste dos Estados Unidos deve abrir as portas entre as 10h GMT e as 12h GMT (8h e 10h de Brasília). O restante dos Estados Unidos deve começar a votar entre as 11h e 13h (de Brasília), seguidos pelo Alasca e o Havaí. As primeiras projeções dos canais de televisão locais são aguardadas para depois das 19h da costa leste americana (21h de Brasília).
Qualquer que seja o resultado, esta será uma eleição histórica: pode dar aos EUA o primeiro presidente negro, Obama, ou o presidente mais velho a ser empossado, McCain, de 72 anos.
Não é à toa que a campanha eleitoral de 2008 se converteu na mais cara da história dos EUA, com US$ 1,3 bilhão gasto desde as primárias. As prévias foram acirradas, principalmente com a disputa entre Obama e Hillary Clinton no Partido Democrata, e alguns dos principais favoritos acabaram "caindo" no meio do caminho.
segunda-feira, 3 de novembro de 2008
Cúpula Ibero-Americana discute Juventude e Desenvolvimento
Brasília, 31/10/2008 - A XVIII Cúpula Ibero-Americana de Chefes de Estado e de Governo, se encerra nesta sexta-feira, em São Salvador, capital de El Salvador. Com o tema “Juventude e Desenvolvimento”, o evento propiciou o debate entre os representantes dos países ibero-americanos sobre a cooperação em áreas como capacitação e emprego, educação, cultura, saúde, segurança, direitos humanos e migração. O Secretário Nacional de Juventude, Beto Cury, esteve presente na Cúpula, acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A escolha do tema é de importância para os países participantes, em razão do expressivo número de jovens existentes nessas nações. Somente no Brasil existem cerca de 50 milhões de jovens. O Brasil compartilhou com os demais países sua experiência na formulação e implantação da Política Nacional de Juventude, lançada em 2005, e do projeto “Segundo Tempo”, que visa à integração social de jovens por meio do esporte.
Durante a reunião foi apresentado pela Organização Ibero-americana de Juventude, o Plano de Cooperação e Integração da Juventude da ibero-américa, que envolveu a discussão das políticas de integração das agendas governamentais.
Na Cúpula do ano passado, em Santiago do Chile, o ano de 2009 foi declarado “Ano Ibero-Americano da Juventude”. Desde abril deste ano, o tema juventude foi discutido por especialistas e ministros da área em reuniões setoriais preparatórias, como saúde, educação, cultura, turismo, gênero, meio ambiente, entre outros assuntos.
Fonte: http://www.juventude.gov.br
sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Palestra na UDF com dep Rodrigo Rollemberg
Vale destacar neste ponto, que a relação entre o Legislativo e a Universidade ainda não está institucionalizada, ou seja, não existem regularidade e clareza nesse relacionamento. Dessa forma, a proposta de trabalhos elaborados por alunos de Instituições de Ensino Superior pode contribuir para a utilização do conhecimento adquirido e construído como fonte de discussão no cenário legislativo.
terça-feira, 21 de outubro de 2008
Artigo Correio Braziliense
sexta-feira, 10 de outubro de 2008
Rollemberg faz palestra para alunos da faculdade ESPAM
Deputado falou sobre marketing político e explicou sua proposta de emenda à Constituição que institui eleições diretas para administradores
O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DDF) esteve na faculdade ESPAM, de Sobradinho, na noite desta quinta-feira, dia 9 de outubro. No local, ele ministrou uma palestra sobre marketing político para os alunos de Administração. A atividade foi aplicada no contexto da disciplina Marketing II, cuja cadeira é ocupada pelo professor Marcos Torres. De acordo com a coordenadora do curso, professora Kátia Palomo, a vinda de Rollemberg foi mais uma atividade destinada a ampliar a visão de conjunto dos futuros profissionais de Administração. "Temos procurado oferecer palestras e debates que possam transcender o aprendizado em sala de aula. Entendemos que o preparo de nossos estudantes precisa passar necessariamente por relatos vigorosos de experiência", diz Palomo.
Eleição direta para administradores
Durante a palestra, o deputado federal Rodrigo Rollemberg defendeu a eleição direta para os administradores regionais do Distrito Federal. Rollemberg é autor de proposta de emenda à Constituição - PEC 261/2008 - que cria a eleição direta para os administradores das cidades do DF, atualmente nomeados pelo governador. Segundo o parlamentar, a proposta tem o objetivo de democratizar o processo político no Distrito Federal ampliando a participação popular. "Hoje alguns adminsitradores regionais sequer moram nas cidades que administram", afirma Rollemberg.
terça-feira, 7 de outubro de 2008
Número de prefeitos do PSB cresce mais de 78% em comparação a 2004
Número de prefeitos do PSB eleitos por Estado
São Paulo - 364
Gustavo Sousa Jr - Assessoria de Comunicação do PSB
terça-feira, 30 de setembro de 2008
Rollemberg faz palestra no IESB
Convidado pela Direção do Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB), o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) esteve nessa última sexta-feira (29/9) no auditório da faculdade para conversar com 150 estudantes do curso de turismo. O deputado fez uma avaliação geral sobre o turismo no Brasil e falou da importância da atividade para o desenvolvimento econômico do país.
Vocação
segunda-feira, 29 de setembro de 2008
Movimento estudantil: em pauta
O PL 3931/08, do Poder Executivo cria uma comissão interministerial para estabelecer o valor e a forma da indenização à UNE. Segundo informações da Agência Câmara, a votação da matéria ainda neste ano. A proposta também será submetida a análise das comissões de Trabalho, de Administração e Serviço Público; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Para a presidente da UNE, "O Movimento Estudantil foi um dos pontos altos da resistência ao neoliberalismo no país. Foram greves, passeatas, vigílias, tudo para barrar o projeto em curso. Hoje observamos um esvaziamento da agenda neoliberal no país e devemos isso em parte à mobilização dos estudantes universitários e secundaristas da década de 90. Obtivemos vitórias, mas também derrotas. Uma delas é justamente o avanço dos discursos individualista e da falência das instituições políticas, que estão interligados. Este discurso oculta na verdade interesses poderosos de manter o status quo. Para isso, é imprescindível uma população apática, um povo que não lute, daí a importância de inculcar no imaginário das pessoas, em especial dos jovens, que na vida vale o 'salve-se quem puder' e que 'político é tudo igual'".
Rua 11 de Junho, nº 40 - Boa Vista - São Vicente
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
José Geraldo vence eleições para Reitor da UnB
Em entrevista concedida logo após o anúncio da vitória,José Geraldo fala sobre seu principal projeto para a universidade
UnB AGÊNCIA - Qual é o seu projeto para a universidade?JOSÉ GERALDO DE SOUSA JÚNIOR - O resgate da sua utopia. Quero humanizar a produção de conhecimento, que a instituição descubra na juventude brasileira e brasiliense o seu potencial generoso e vigilante. Foram os estudantes que mais rapidamente se deram conta do momento difícil que a universidade vivia e que mais rapidamente se mobilizaram, contagiando o resto da universidade.
Eles se unificaram nessa experiência, distinguiram os projetos que estavam nos debates, percorreram sala a sala, mobilizaram servidores e professores e tiveram papel fundamental. O resultado disso é consagrador, mas é também uma tremenda responsabilidade porque pode frustrar essa expectativa.
O vice-reitor eleito, João Batista de Sousa, tem um discurso afinado com o de José Geraldo. Até então diretor licenciado do Hospital Universitário de Brasília (HUB), ele pretende voltar ainda esta sexta-feira, 26 de setembro, ao hospital e dar continuidade ao trabalho feito por pouco mais de um ano. Conheça algumas idéias de Batista.
UnB AGÊNCIA – O senhor pretende seguir a política da gestão pro tempore de resolver os problemas do Hospital Universitário de Brasília (HUB)?