quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Alunos já podem se inscrever no Parlamento Jovem 2008

Alunos já podem se inscrever no Parlamento Jovem 2008

Já estão abertas as inscrições para a quinta edição do programa Parlamento Jovem Brasileiro, promovido pela Câmara. O encontro ocorrerá entre 10 e 14 de novembro e reunirá 78 alunos de escolas públicas e particulares de todo o País. Na Câmara, eles apresentarão projetos de lei e emendas e participarão de debates e votações nas comissões e no plenário.

O programa destina-se a estudantes matriculados no ensino médio, com idade entre 16 e 22 anos, bom desempenho escolar e participação ativa no colegiado ou em atividades de voluntariado. Os jovens interessados em participar deverão apresentar à diretoria de sua escola um projeto de lei sobre tema das seguintes áreas: agricultura e meio-ambiente; saúde e segurança pública; economia, emprego e defesa do consumidor; educação, cultura, esporte e turismo.

Projetos de lei complementar à Constituição terão maior chance de aprovação, em razão das comemorações dos 20 anos da Constituição Federal.

Seleção
O prazo para apresentação de propostas varia em cada estado, mas as secretarias estaduais de Educação farão um pré-seleção dos deputados jovens até 26 de setembro. Após a seleção nos estados, o Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed) encaminhará os projetos à Câmara. Uma comissão formada por servidores da área legislativa definirá os participantes. O resultado da seleção será divulgado em 15 de outubro.

O número de trabalhos selecionados em cada estado será proporcional à representação das bancadas dos deputados federais. Os gastos com hospedagem, alimentação e transporte dos estudantes selecionados para participar do evento serão custeados pela Câmara.

Outras informações sobre o Parlamento Jovem podem ser obtidas no portal da Câmara (www.camara.gov.br) ou pelo telefone 0800-619-619.

Oportunidade
Para o pernambucano Johnny Silva Borges, 20 anos, que presidiu o Parlamento Jovem de 2007, a oportunidade de ser deputado por uma semana é única e extraordinária. "Vi que políticos trabalham muito; que a política é necessária para a sociedade e ainda aprendi a escolher melhor meus representantes", explica. "Recomendo que os deputados do Parlamento Jovem de 2008 aproveitem todos os momentos, pois essa experiência ficará para sempre em suas vidas."

Fonte: Agência Câmara

Nenhum comentário: