sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Comunidade de Planaltina discute PEC dos Administradores



Depois de passar por São Sebastião, debate sobre eleições diretas para o cargo de administrador regional chega a Planaltina

A convite da Associação Comercial e Industrial de Planaltina, o deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) esteve, nessa quinta-feira (21/8), na sede da instituição para falar e ouvir sugestões a respeito da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 261/08 que prevê eleições diretas para o cargo de administrador regional. Cerca de 60 pessoas prestigiaram o evento, que contou com a presença do presidente da Associação Comercial e Industrial de Planaltina, Francisco Evandro Ximenes Meneses, do representante da Administração da cidade Cláudio Camargo, de empresários e de líderes comunitários. A discussão faz parte de uma série de palestras e debates que serão realizados por todas as cidades do DF.
De acordo com Rollemberg, a proposição de sua autoria não cria despesas e nem divide o Distrito Federal em municípios. “Ela apenas prevê que a escolha dos administradores será feita por eleição direta. Seria burrice dividir o DF, porque não teríamos acesso ao Fundo Constitucional que garantiu R$ 6 bilhões e 500 milhões para áreas da educação, saúde e segurança”. O parlamentar comentou que muitos administradores nem moram nas cidades e que por causa de uma negociação, uma barganha política, é indicado pelo governador. “O fato de não termos eleições diretas não nos permite fazer uma ampla discussão dos problemas daquela comunidade. Por que Planaltina com 230 mil habitantes, com uma comunidade tradicional, anterior a Brasília, não pode escolher o seu administrador regional?”
Conselho comunitário
O empresário Célio Rodrigues suscitou a idéia de criar um conselho comunitário, não-remunerado, para fiscalizar os gestores eleitos pelo povo. “Esse conselho não seria uma Câmara de Vereadores, mas poderia ser composto por pessoas que querem trabalhar e ajudar a cidade”. Já o presidente da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Vida Viva, Hélio Rosa, disse que é preciso cria um órgão de gestão compartilhada. “Temos que ter oportunidade de escolher e saber escolher. Temos que ter mais mecanismos e políticas de participação comunitária”.
Rollemberg concordou, em parte, com alguns comentários e disse que a proposta ainda pode ser aperfeiçoada. “Vamos fazer debates em todas as regiões administrativas do DF para melhorar a proposição. O que já está sendo muito bom é que estamos discutindo também os problemas das cidades. Isso é maravilhoso”. O deputado ainda afirmou que depois das eleições irá promover uma grande manifestação na Câmara para mostrar aos deputados a necessidade de se aprovar a proposta. O presidente da Associação Comercial e Industrial de Planaltina, Francisco Evandro Ximenes Meneses, declarou que irá ajudar a mobilizar a comunidade. “Esse tema é muito importante para o DF”.
Além de conversar sobre a PEC dos Administradores, foram debatidos outros temas como a proposta de emenda do deputado Rodrigo Rollemberg à Reforma Tributária, que prevê a eliminação de todos os tributos incidentes sobre a cesta básica; a Pec 115/95 que torna o Cerrado e a Caatinga Patrimônio Nacional; e o projeto de lei do governo federal que destina 50% das vagas das escolas técnicas e de universidades federais a alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública.
Ascom do deputado federal Rodrigo Rollemberg - 22/8/2008

Nenhum comentário: