15/08/2008 - 08:29
O argumento que muitos utilizam contra as cotas caiu por terra, com o anúncio do Relatório da Universidade Federal de Brasília, demonstrando o bom desempenho dos primeiros alunos oriundos do sistema de cotas da instituição. Isso foi o que informou a deputada Lídice da Mata (PSB-BA) em pronunciamento na Câmara Federal, na última quarta-feira (13), destacando a importância da manutenção das ações afirmativas para a reparação da desigualdade intelectual e social a qual os negros foram submetidos durante séculos no Brasil. Os resultados são animadores e demonstram que os 44 formandos possuem um perfil empreendedor e crítico, bem distante das projeções feitas pelos opositores da medida.
A deputada aproveitou a deixa para lamentar a morosidade da Câmara para aprovar o projeto de lei 73/99, de autoria da deputada Nice Lobão, que dispõem sobre a adoção de critérios proporcionais para o ingresso de negros e índios no ensino superior público, tomando como base os dados do IBGE, em cada região.
Lídice ressaltou que o sistema de cotas da Universidade de Brasília é uma importante estratégia para a construção de um Brasil efetivamente democrático. “Como negra, quero chamar a atenção para a importância destas formaturas, frutos de lutas antigas e conquistas de nossos irmãos negros e negras, as quais reverterão para o bem de todo o povo brasileiro”, confirma.
A deputada lembrou que a UnB foi a primeira instituição de ensino superior público no Brasil a implantar o sistema de cotas, e esse pioneirismo impulsionou a adesão de outras em todo o país. Em 2003, quando o sistema foi adotado, os negros representavam apenas 2% do total de estudantes da Unb, agora o grupo já ocupa 12% das vagas um crescimento expressivo, mas com um percentual abaixo dos 45% de negros e pardos que compõem a população brasiliense.
O relatório elaborado pela Assessoria de Diversidade e Apoio aos Cotistas da UnB revela outro indicador importante: muitos dos formandos são os primeiros membros das famílias a conquistar a formação superior, mudando a face do perfil educacional do país.
Assessoria de Imprensa da deputada federal Lídice da Mata
Nenhum comentário:
Postar um comentário