15/08/2008 - 08:50
O deputado federal Valadares Filho (PSB-SE) destacou na última segunda-feira, 11 (o Dia do Estudante), a fundação da União Nacional dos Estudantes. “O surgimento da UNE foi importante para a história brasileira, pois a participação estudantil já era relevante no cenário político nacional. Os estudantes participaram das lutas abolicionistas, da independência, da república, mas sem uma entidade geral, que os unificasse e os representasse”, registrou.
Valadares Filho enumerou as lutas do movimento estudantil, através da UNE, desde sua fundação, em 1937 como, por exemplo, o rompimento com o Estado Novo; a luta pela criação da Petrobras, o manifesto contra o golpe orquestrado por Vargas em 54; a luta pela reforma de bases, a luta contra a ditadura militar e mais recentemente o apoio a campanha “Diretas Já” e o “Fora Collor” que ganhou a adesão de toda sociedade brasileira. Ele lembrou que foi exatamente no dia do estudante, em 11 de agosto de 1992, que a UNE promoveu a maior passeata do movimento, na Avenida Paulista, que culminou com o impeachment do presidente. “Atualmente, a UNE é uma das principais ativistas da luta contra a criação da ALCA – Área de Livre Comércio das Américas e contra a inclusão da educação nos acordos de comércios e serviços da OMC – Organização Mundial do Comércio”, disse.
O parlamentar socialista destacou que a UNE hoje se empenha para reconstrução da sua sede, na praia do Flamengo (RJ) e o presidente Lula vai assinar o projeto que estabelece a indenização para a entidade, devido ao incêndio criminoso promovido pela ditadura militar de 64 e a ilegal demolição do prédio nos anos 80. “E a luta continua sempre, hoje os desafios passam pela conquista da assistência estudantil e uma universidade mais democrática, onde tenha lugar para negros, brancos, índios, pobres, porque a universidade brasileira precisa cumprir o papel de construir um Brasil diferente”, concluiu.
PSB de Sergipe
Nenhum comentário:
Postar um comentário