sexta-feira, 18 de julho de 2008

Escolha direta de administradores

De acordo com proposição, administradores regionais do DF seriam escolhidos pela população a cada quatro anos. Hoje, cabe só ao governador nomear e demitir os gestores

O deputado federal Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) protocolou uma emenda à Constituição a fim de instituir eleições diretas para escolha dos administradores regionais do Distrito Federal. Os ocupantes do cargo, hoje indicados pelo governador, passariam a ser escolhidos como são atualmente os deputados distritais, pelo voto direto da população.

Para o deputado, a nomeação do administrador pelo governador do Distrito Federal cria um verdadeiro fosso entre o escolhido para o cargo e a população, que, muitas vezes, sequer sabe quem é o seu administrador.
Rollemberg acredita que se aprovada sua proposta haveria maior legitimidade ao ocupante do cargo de administrador e reforçaria seu compromisso com a população. Além disso, poderia acabar com uma incoerência muito comum nas administrações das cidades. O ocupante do cargo definido pelo governador nem sempre é morador da região que será administrada. “É uma excelente oportunidade para corrigir essa grave distorção provocada pelos governadores. Muitas vezes é permitido que o administrador de uma cidade seja residente de outra, numa manifestação de desprezo extremo pela população local”, avalia o deputado.
Pela proposta, a eleição dos administradores coincidiria com a dos deputados distritais e governador, com mandato de igual duração (quatro anos). Caberia à Câmara Legislativa do Distrito Federal fixar por lei seus subsídios, desde que não ultrapasse a proporção de 75% dos salários dos deputados distritais.
Conheça a íntegra da proposta
Da Ascom do deputado federal Rodrigo Rollemberg - 11/07/2008

Nenhum comentário: