quarta-feira, 30 de julho de 2008

Secretário de Segurança Pública é exonerado do cargo

General Cândido Vargas deixa o cargo que ocupava desde o início do governo

João Campos - Correio Braziliense
Publicação: 30/07/2008 07:46 Atualização: 30/07/2008 07:53
Hoje é o último dia do general Cândido Vargas de Freire à frente da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). A troca no alto escalão foi anunciada ontem pelo governador José Roberto Arruda, que deve escolher o novo nome até amanhã. Fontes ligadas ao governo adiantaram que o delegado da Polícia Federal (PF) Valmir Lemos de Oliveira é o nome mais cotado. Segundo a assessoria de comunicação do GDF, a mudança veio pela vontade do governador de “avançar nos resultados na área de segurança da capital”. Durante os 18 meses de gestão, o general do Exército enfrentou diversas crises, como o confronto entre soldados e foliões no carnaval, a crescente onda de violência nas escolas públicas e o acirramento da rivalidade entre policiais civis e militares do DF (leia abaixo).
Em reunião com comandantes da PM, bombeiros e a direção-geral da Polícia Civil na tarde de ontem, Arruda agradeceu o empenho de Freire e elogiou as ações do militar na SSP-DF. Mas deixou claro que deseja resultados mais significativos da nova gestão. “A mudança na estratégia do governo vem acompanhada de um novo nome. A escolha será feita com embasamento técnico e não político”, garantiu uma fonte do GDF, que reafirmou a posição do governador de não politizar as áreas de Segurança Pública, Saúde e Educação. Além de Valmir Lemos, outro delegado da PF chegou ser cogitado para o cargo: o atual secretário de Segurança Pública do Espírito Santo, Rodney Miranda.
O novo nome será escolhido em articulação entre os governos federal e local. Um dos motivos para a troca é fortalecer as relações entre a SSP-DF e o Ministério da Justiça. Segundo a assessoria do GDF, o general não deverá assumir novo cargo no sistema de segurança da capital. “Cândido tem grande conhecimento a respeito da violência e pode se tornar um consultor”, explicou uma fonte. O governador se reuniu ontem à noite com secretários para discutir a transição.
O novo secretário comandará uma das áreas do governo com maiores desafios para os próximos dois anos e meio de mandato. No Plano Piloto, comparando o primeiro quadrimestre de 2008 com o mesmo período de 2007, o número de seqüestros relâmpagos subiu de quatro para 11; homicídios de quatro para sete; roubos a comércios de 45 para 61 e a postos de gasolina de 55 para 60. Levantamento nas asas Sul e Norte revela que houve crescimento em seis dos 25 crimes avaliados pela SSP. Em 15, as ocorrências diminuíram e quatro permaneceram estáveis.
Na avaliação do próprio general Cândido Vargas, também deve-se combater o aumento da violência entre os adolescentes do DF. “Precisamos investir na união entre Segurança e Educação. Fatos como as guerras entre gangues de São Sebastião não podem continuar”, disse o militar, em entrevista ao Correio há duas semanas. Somente em 2008, o confronto entre jovens de bairros rivais da cidade deixou oito mortos. O general não foi encontrado ontem pela reportagem.

Nenhum comentário: